6 passos para descolar um bom estágio

dicasparaestagio2

O estágio é uma fase importante no curso de graduação e quando chega a hora de inicia-lo, muitos alunos ficam bem perdidos e não saber por onde começar. Conseguir um estágio no competitivo mercado profissional não é uma tarefa simples, e por isso vamos listar abaixo seis passos quem podem otimizar as suas chances se encontrar algo realmente interessante.

1º – Leia sobre as legislações que regulamentam os estágios

É o primeiro a ser feito. Esteja totalmente ciente sobre todos os seus direitos e deveres como estagiário. Uma simples pesquisa pela internet pode levantar diversas informações sobre isso.

2º – Faça uma relação dos seus alvos – Defina as empresas que gostaria de estagiar

Procure por empresas que se encaixem nas suas pretensões de estágio, para que seja possível desenvolver as  habilidades que tenham sinergia com o seu curso.

3º – Certifique-se que a instituição que você estuda valida o estágio das empresas escolhidas

Procure consultar essa informação com antecedência fazendo uma consulta na secretaria da instituição. Lembre-se que cada instituição tem o seu estatuto e suas regras específicas para validar as horas de estágio. Evite surpresas desagradáveis.

4º – Estude sobre a empresa antes da entrevista

Depois de todo o trabalho necessário para agendar uma entrevista na empresa alvo, pesquise tudo o que for possível sobre ela. Visite o site, aprenda sobre o seu funcionamento, produtos, serviços e histórico. Além disso, esteja totalmente ciente sobre a função que está almejando, isso fará toda a diferença na sua performance durante a entrevista.

5º – Certifique-se sobre quais habilidades poderão ser desenvolvidas ao longo do estágio

O objetivo do estágio é desenvolver as habilidades do aluno para o mercado de trabalho, por isso, procure saber detalhes sobre as atividades estará envolvido e quais as competências desenvolverá.

6º – Esteja certo que é possível conciliar o estágio com o curso

É fundamental que os estudos sejam prioritários em relação ao estágio, por isso, esteja certo que os horários combinados não atrapalharão o seu curso. Procure deixar claro sobre a sua impossibilidade de trocar de horários durante a contratação, para evitar surpresas desagradáveis ao longo do estágio. Além disso, tenha certeza que o deslocamento para o estágio e depois para a universidade será possível, de acordo com a distância e tempo disponíveis.

Clique para conhecer os cursos de graduação a distância e pós-graduação a distância da ESAB.