14 de março – Dia do profissional de Sistemas de Informação

diadoprofissionaldesistemadeinformação

Hoje, 14 de março, é comemorado em todo o Brasil o dia do profissional de Sistemas de Informação. Conheça um pouco mais a profissão e parabenizem aqueles que possibilitam a utilização e desenvolvimento das tecnologias da informação.

Breve histórico:

A formação exigida para os primeiros profissionais de Sistemas de Informação, foi o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, na década de 1970, visando a formação de profissionais (tecnólogos) qualificados para trabalhar com os grandes computadores, os Mainframes. Porém mais tarde, na década de 1980, foi lançado o curso de Análise de Sistemas, focado na formação de profissionais capazes de desenvolver sistemas e interagir com os usuários desses sistemas.

Acompanhando o desenvolvimento da própria área de tecnologia, posteriormente surgiu o curso de Sistemas de Informação, em substituição aos dois anteriores(Processamento de Dados e Análise de Sistemas), que visava qualificar os profissionais não apenas no desenvolvimento de sistemas e no manuseio de tecnologias variadas, mas também, na interação com os processos administrativos das corporações como um todo, dominando o seu gerenciamento de forma mais ampla. A criação deste curso surgiu a partir de uma proposta da Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática (CEEInf) do MEC, que visava novas diretrizes para os cursos da área de computação e informática.

O profissional de Sistemas de Informação é responsável por desenvolver, implementar e gerenciar uma infraestrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação), além dos dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização. Também é responsável em fazer prospecção de novas tecnologias e encontrar caminhos para a sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização.

Os principais cargos ou funções que este profissional pode assumir

Vão desde Analista de Sistemas / Programador, Administrador de Banco de Dados, Analista de suporte / Administrador de Redes e Servidores Internet, passando por Gerente de Centro de Informações (Antigo CPD), chegando até Consultor / Auditor na área de Tecnologia da Informação.

Clique aqui e conheça o curso de bacharelado a distância em Sistemas de Informação da ESAB,