07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

diamundialdasaude

Normalmente existe um erro de interpretação quanto ao significado de saúde, que é entendido como a ausência de enfermidades, porém, a falta de doenças não significa saúde. Uma pessoa saudável precisa contar com um conjunto de fatores, tais como aspectos mentais, físicos e de qualidade de vida.

Visando ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável, no ano de 1946, a Organização Mundial de Saúde definiu que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Este conceito evidenciou que saúde não é um estado fácil de ser obtido, poque nem todas as pessoas conseguem viver de maneira harmoniosa com o restante da sociedade. Em outras palavras, a saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que depende mais dos elementos que formam a sua qualidade de vida, do que de um tratamendo médico.

A saúde é um direito fundamental do ser humano, de acordo com a lei 8.080 de 1990, devendo o Estado disponibilizar infraestrutura e condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Esta lei também determina que, para se ter saúde, alguns fatores são fundamentais, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, a renda, o trabalho, a educação, o transporte, o lazer o meio ambiente, a atividade física,  além do acesso aos bens e serviços essenciais.

O Dia Mundial da Saúde, é comemorado no dia 07 de abril,  data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde com o objetivo conscientizar a população sobre  os diferentes fatores que afetam a saúde populacional e a qualidade de vida. Esta comemoração foi criada para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Anualmente campanhas são realizadas, assim como importantes ações são colocadas em movimento, visando que a população aprenda a promover uma saúde mais ampla em sua vida e consequentemente para a sociedade.