05 de junho – Dia mundial do meio ambiente

diadaecologia

Entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, em Estocolmo, foi realizada a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, tendo como meta principal alertar o público mundial e os governos dos países sobre os perigos de negligenciarmos a ecologia do planeta e, conscientizar sobre a responsabilidade que precisa ser assumida com o cuidado com o meio ambiente. O evento, que ficou conhecido como “Conferência de Estocolmo, reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.

 Por esse motivo esta data escolhida como “Dia Mundial do Meio Ambiente”, e passou a ser comemorada em diversos países, incluindo no Brasil, com a importante missão de promover conscientização por intermédio de atividades relacionadas a proteção e preservação do meio ambiente.

Todos os anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com um tema diferente, que é apresentado pela ONU, que tem a finalidade de sugerir ideias e atividades para conscientização das populações sobre algum aspecto importante na preservação do meio ambiente. Em 2016 o tema foi “Solte a fera pela vida”, que aborda o tráfico de animais silvestres, a importância em combater essa atividade ilegal que destrói a biodiversidade, ameaça os ecossistemas, gera prejuízos para a economia e muitos outros efeitos colaterais negativos.

No dia 05 de junho também é comemorado o “Dia da Ecologia”, cuja origem e objetivos são similares ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, porém com temas mais fixos, sendo os principais: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, dentre outros.