Primeiras condecorações do Mérito ABMES da Educação Superior

condecorados1

A Ordem Mérito ABMES da Educação Superior, foi criada recentemente com a finalidade de reconhecer o mérito de personalidades com destaque no desenvolvimento de suas funções profissionais, que apresentaram relevantes contribuições para o desenvolvimento da educação brasileira e consequentemente para a sociedade como um todo. E neste dia 10 de abril, sob coordenação do seu Grão-mestre e diretor-presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz, foi realizada a primeira sessão solene de outorga de mérito da educação superior, condecorando três ilustres personalidades que possuem relação estreita com as conquistas alcançadas pela educação brasileira nos últimos anos, sendo eles:  José Mendonça Bezerra Filho (Deputado federal), Gilberto Gonçalves Garcia (Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE) e Henrique Sartori de Almeida Prado (Secretário do Seres/MEC).

O Grão-mestre da Ordem, realizou um pronunciamento no qual ressaltou a honra e a responsabilidade conferidas pelas condecorações, que exaltam valores elevados e honra pela importante luta que visa o bem estar coletivo. Direcionado para os condecorados, Janguiê ainda os agradeceu e enfatizou que a associação e a sociedade brasileira contam com a dedicação desses destacados profissionais e suas relevantes realizações .

Sendo condecorado como comendador, deputado Federal Mendonça Filho (DEM/PE), ex-ministro da Educação, que ocupou o cargo até a semana passada, falou sobre o momento político delicado em que assumiu o Ministério, mas ressaltou que isso não foi impedimento para que o trabalho necessário fosse efetuado. O deputado também fez uma breve autoavaliação de sua gestão frente à pasta da Educação na Esplanada dos Ministérios, com duração de 22 meses. Dentre as suas realizações, destaque pra a regulamentação da educação a distância, e a formulação do novo marco regulatório da educação superior. Além disso, disse estar  muito feliz por receber essa homenagem, que estendeu  aos colaboradores e toda a equipe do Ministério da Educação.

O conselheiro do CNE, Gilberto Garcia, registrou a honra por ser condecorado como oficial, nesta que foi a primeira sessão solene realizada pela Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. Além disso, ressaltou um elevado desafio após sua chegada no CNE, que foi estabelecer o equilíbrio entre os papeis de militante da educação e de agente da política pública, uma conquista que também atribuiu aos muitos colaboradores que o auxiliaram nessa trajetória.

Em sua condecoração como oficial, o secretário do Seres/MEC, Henrique Sartori, iniciou o seu pronunciamento agradecendo os colaboradores presentes na cerimônia, que representavam os 207 servidores da Seres.  Henrique relatou parte de sua jornada profissional, após sua chegada em Brasília, vindo do Mato Grosso do Sul, e de todas as difíceis lutas que foram travadas para que pudesse alcançar os relevantes resultados apresentados. Além disso agradeceu a parceria da equipe da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.

O diretor-presidente da ESAB, Nildo Ferreira, esteve presente no evento, representando a instituição, elogiando bastante a organização da cerimônia e os objetivos da Ordem Mérito ABMES da Educação Superior, além de ter reconhecido o real merecimento dos condecorados, em suas próprias palavras: “Sem dúvidas é uma grande iniciativa da ABMES, representada por seu diretor-presidente Janguiê Diniz, que deve ser louvada. E ainda, ratifico os elogios atribuídos ao secretário Henrique Sartori, que ao assumir a secretaria do MEC, estabeleceu um divisor de águas por intermédio de grandes iniciativas, que contaram com competentes assessores como,  Rubens de Oliveira Martins e Joana D’Arc de Castro Ribeiro. Neste período, foram criadas alternativas e mais celeridade aos mais diversos processos internos, beneficiando assim o setor acadêmico que só pode agradecer à toda essa dedicação e criatividade.

nildoehenrique2

 

 

Assista a matéria em vídeo sobre o evento:

 

Fonte: Site ABMES