Capacitar profissionais de nível superior e da educação para o uso adequado das novas tecnologias educacionais frente aos desafios da atualidade e ainda para a implantação de um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar mais rico e motivador.
Público Alvo:
Diretores de Escola, Supervisores, Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Professores, Leigos e estudiosos interessados, Pessoas em geral com disposição a novas aprendizagens.
Detalhes do Curso
Duração (Estimada): De 6 a 12 meses |
Carga Horária: 480 horas |
Pré-requisito: Curso Superior Completo
Avaliação: Avaliações online
OBS1: De acordo com a Resolução CNE/CES nº 01, de 06 de abril de 2018, não há mais obrigatoriedade da produção e defesa de TCC, razão pela qual não se constitui mais em requisito para o cumprimento dos cursos de Pós-graduação da ESAB.
OBS2: Para os alunos que tiverem interesse em cursar o processo de TCC será disponibilizado o módulo de TCC, devendo arcar com os custos para este módulo.
COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS:
O aluno deverá ter disponível:
· Um computador tradicional ou um equipamento similar, do tipo Notebook;
· Uma WEBCAM;
Os estudos e provas serão 100% pela internet;
As dúvidas deverão ser direcionadas para um dos canais de comunicação: “Fale Conosco”, “Chat”, ou pelos telefones 0800 277 1000 / 27 2127-7700. Após a matrícula utilizar o canal “Suporte Acadêmico” para comunicar com todos os setores da instituição.
As dúvidas pertinentes às disciplinas a serem estudadas deverão ser comunicadas pelo aluno diretamente ao tutor, por meio do canal “Dúvidas ao Tutor”, em seu ambiente de estudo.
Certificado: Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
Atos Legais: Instituição recredenciada pela portaria CNE/SERES - MEC nº 330, de 10 de março de 2017 (Clique aqui e veja a portaria)
Investimento:R$2.520,80 em 1 + 11 de R$210,07
Atenção: Para as novas matrículas realizadas no período de 01/12/2019 até 31/12/2019, a ESAB concede 40% de desconto para pagamento à vista
ou 25% de desconto dividido em até 12 parcelas iguais.
*Essa promoção não é válida para regularização acadêmica.
Formas de Pagamento: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Depósito Identificado.
Estrutura Curricular
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica – Carga Horária: 40 horas Ementa: Pressupostos da pesquisa. Fichamentos. Utilização de instrumentais. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Trabalho científico. Monografia.
Disciplina: Filosofia e Políticas Educacionais – Carga Horária: 40 horas Ementa: Aproximação e estudo crítico das filosofias, em seus vários campos com a educação, com foco no aspecto político social.
Reflexão filosófica sobre os principais temas que fundamentam a filosofia de todos os tempos e lugares.
Aproximação e estudo crítico das principais correntes da reflexão filosófica com ênfase nas políticas educacionais e suas tendências no Brasil e no mundo.
Disciplina: Psicologia Social das Organizações – Carga Horária: 40 horas Ementa: Conhecer o histórico, caracterização e fundamentação teórica da Psiclogia Social das Organizações; conceitos gerais de psicologia social, psicologia institucional e comportamento organizacional, bem como aspectos individuais (valores, atitudes, percepção e aprendizagem) no contexto dessa corrente de estudo.
Disciplina: Planejamento Educacional – Carga Horária: 40 horas Ementa: Principais elementos para desenvolver conhecimentos, habilidades e interesse no que se refere ao planejamento educacional.
Disciplina: Infovia e a Globalização na Informática – Carga Horária: 40 horas Ementa: Globalização. Infovia. A Sociedade da Informação. A Nova Economia. Base Tecnológica. Conseqüências da Nova Economia. Universalização de Serviços. A importância da Educação na Sociedade da Informação. O Governo Eletrônico. Tecnologias e Aplicações. A Política Nacional de Informática.
Disciplina: Organização Escolar e as Tecnologias Educacionais – Carga Horária: 40 horas Ementa: Sociedade do conhecimento. Tecnologias na educação. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção, leitura e escrita. Desenvolvimento humano e a internet. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas.
Disciplina: Introdução aos Estudos de Educação à Distância – Carga Horária: 40 horas Ementa: Histórico da EAD; LDB e EAD; Objetivos e Metas da EAD; Visão de Educação e Visão de educador; o perfil do educador de EAD; Metodologias educacionais em ambientes de aprendizagem; Avaliação em EAD; recursos educacionais;
Disciplina: Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas Ementa: Conhecendo a origem da palavra Tecnologia; Métodos e técnicas de Ensino; Práticas Avaliativas no uso de novas tecnologias; Materiais impressos, os livros, enciclopédias, apostilas e cadernos: recursos dominantes; Recursos visuais e auditivos; Recursos audiovisuais; Tecnologia na Educação x Tecnologia da Educação: diferenças e semelhanças; O uso do computador como tecnologia; O uso do computador como tecnologia; Relacionamento entre O uso de Tecnologia e os Problemas da Aprendizagem; O aluno com dificuldade no processo de aprendizagem; Aulas preparadas para um ambiente tecnológico; Papel do Professor frente às novas tecnologias;Material impresso : a tecnologia dominante; O universo da comunicação audiovisual; O Rádio como instrumento educativo; Internet: A rede que abraça todo o planeta; Televisão + Vídeo + Internet = YOUTUBE; O computador e o software educativo; Paradigmas da educação; Hipertexto sua origem da palavra.
Disciplina: Psicologia, Educação e as Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas Ementa: Conceito de Psicologia. Os principais campos de atuação da Psicologia moderna, apresentando como ela pode e deve ser aplicada à educação. A utilização das novas tecnologias na educação associadas à psicologia.
Disciplina: Tutoria Online – Carga Horária: 40 horas Ementa: Referenciais de qualidade para educação a distância. Paralelos entre educação e educação a distância. Competências essenciais à tutoria: categorias, definições e especificidades. Modalidades de comunicação. EaD e sistema tutorial. O que é ser tutor: definição, rotina, qualidades essenciais. O tutor e o estímulo à aprendizagem autônoma. Possibilidades pedagógicas e sistemas de avaliação em EaD
Disciplina: Designer Instrucional – Carga Horária: 40 horas Ementa: Educação à distância: modelos e implicações para o DI; O que é DI; Breve histórico do DI; Paradigmas de Aprendizagem e Design Instrucional; Modelo de DI
Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino Superior – Carga Horária: 40 horas Ementa: O Papel Social e Educacional da Didática. Perspectivas teóricas e práticas da Didática. O Professor e seu trabalho. O Planejamento Escolar. A Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem. As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos.