O ENEM está chegando! Veja algumas dicas interessantes.

enemchegando

Nos dias 5 e 6 de novembro será realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com a aplicação de provas para alunos de 1.727 municípios em todos os estados brasileiros, cujo resultado é de grande importância para a carreira educacional. Por isso, todo cuidado é pouco e, além de algumas precauções, todo o apoio e compreensão dos familiares para este momento de grande pressão, é extremamente bem-vindo.

Confira algumas dicas e informações interessantes para os candidatos:

1) Baixe o aplicativo do ENEM:

Se você é ligado em tecnologia, não deixe de fazer o download do aplicativo. Com ele será possível acompanhar etapas do exame, acessar comunicados oficiais e receber notificações personalizadas. O app é gratuito e está disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Entre as suas funcionalidades está o Alerta, que possibilita ao usuário selecionar quais informações deseja receber notificações, quando houver atualização no cronograma. Também é possível criar uma lista das ações já concluídas durante as etapas do exame, para facilitar o acompanhamento de pendências.

http://enem.inep.gov.br/aplicativo.html

2) Confira com antecedência o local e trajeto onde ocorrerá o exame: De acordo com o edital do exame, os locais dos exames podem ficar a uma distância de até 20 km da residência do participante, e por isso o MEC sugere que os estudantes situem-se antecipadamente quanto a sua localização e condições do trajeto, visando evitar os inconvenientes imprevistos. Lembrando que os portões são impreterivelmente fechados às 13hs.

Os candidatos poderão conferir o endereço do local para o seu exame no cartão de confirmação, disponível em http://enem.inep.gov.br/participante.

3) O que levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame.

Ou seja, as tradicionais canetas azuis não são validas, porque a cor da tinta interfere no leitor do carão. Então, fique atento para não ser pego de surpresa.

– Documento de identificação com foto, que seja valido (RG, CTPS, CNH e passaporte).

4) Fique atento aos objetos eletrônicos:

Guarde todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos antes de entrar na sala. Lembrando que o não cumprimento resultará na eliminação do exame.

No ENEM desse ano todos os candidatos participarão da coleta de dados biométricos, nos dois dias de exame, que será realizada pelo chefe de sala. Além disso, acontecerá uma intensificação na utilização dos detectores de metais, visando minimizar as chances de fraudes.

5) Como são as provas:

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.

Dia 05 de novembro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

Dia 06 de novembro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

A ESAB deseja boa sorte para todos os candidatos!