Nota da ESAB no ENADE comprova a qualidade do ensino superior a distância

melhoread2018

Desde o ano de 2007 a comparação da qualidade entre os alunos que estudam pela modalidade EAD e presencial vem aumentando substancialmente, especialmente depois que o MEC (Ministério da Educação) promoveu uma análise sobre os resultados do ENADE, e constatou que houve resultados superiores dos alunos que estudavam pela modalidade a distância.

Em 2009, a consultoria SRI Internacional, encomendou um estudo sobre a performance dos alunos a distância em relação aos alunos presenciais, contemplando o período entre 1996 e 2008. Os resultados revelaram que, além dos alunos EAD demonstrarem um conhecimento similar aos alunos presenciais, também dedicavam mais tempo estudando, devido ao acesso a ferramentas inteligentes e interativas, que facilitam procedimentos como: pesquisas, participação de fóruns de discussão, além da possibilidade de esclarecer dúvidas diretamente com o tutor.

Bem recentemente a ESAB confirma mais uma a qualidade dos alunos que realizam um curso superior pela modalidade EAD. Em um conceito que vai de 1 a 5, o curso de Administração da ESAB obteve nota 4 no ENADE 2018, um exame do MEC que avalia a qualidade dos cursos à partir da performance de seus alunos.  Trata-se de um dos mais difíceis exames do MEC para uma instituição obter boas notas, e por isso, poucas conseguem resultados expressivos. Neste mesmo ano um seleto grupo, representando 18% das instituições de ensino superior no Brasil, obtiveram esta mesma nota em seus cursos, e menos ainda alcançaram a nota máxima (5), apenas 3%.

Os especialistas desta área são unânimes em afirmar que a modalidade EAD é o futuro da educação, não tão somente pelas inúmeras vantagens operacionais, econômicas e práticas da modalidade, mas especialmente pela eficiência das ferramentas e possibilidade do aluno personalizar a sua forma de estudo. Além disso, existe uma tendência que as próximas gerações de alunos do ensino superior, tomando como exemplo a geração Z (nascidos depois do ano 2.000), estarão muito mais adaptadas a ferramentas e relacionamentos online, facilitando que aconteça uma ampla adesão a esta modalidade de ensino.

Confira abaixo a publicação:

PublicacaoENADEESAB

Clique aqui para conhecer os cursos de pós-graduação 100% On-line da ESAB