Histórico da ESAB e sua Tecnologia
A Escola Superior Aberta do Brasil, por ter ocupado lugar de vanguarda na oferta de cursos na modalidade e-learning no Brasil, ganhou grande popularidade e reconhecimento. Atualmente é conhecida em todos os estados do Brasil e outros países.
Constituída em 23 de fevereiro de 1995, com principal foco na Educação a Distância, teve, em 10 de dezembro de 2004, sua razão social alterada, passando a denominar-se Escola Superior Aberta do Brasil Ltda. (ESAB).
1 – No início, no que diz respeito aos recursos didáticos, trabalhava com o envio de material impresso – apostilas – para os alunos. E as avaliações eram feitas mediante análise da produção de artigos desenvolvidos pelos discentes.
2 – Com o advento da LDB, Lei nº 9.394/96, e do Decreto Regulamentador nº. 2.394 de 10/02/1998, a ESAB modernizou-se. Optou pela migração das apostilas para o modelo e-learning, baseando-se nas principais universidades americanas, em especial na universidade de Phoenix, do Estado do Arizona, com larga experiência em EaD.
A ESAB atualmente encontra-se entre as referências nacionais e internacionais na modalidade à distância via e-learming. Possui tecnologia própria – o Ambiente Virtual de Aprendizagem Campus On-line® –, que ainda se encontra devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em sua 6ª versão, o que garantia à Instituição controle e segurança em relação à produção intelectual, à metodologia e ao material educacional nela gestados.
O Campus On-line® era um sistema classificado na época como uma plataforma de vanguarda, pois se tratava de uma plataforma de conteúdo e gestão, desenvolvido no laboratório de pesquisa da ESAB(posteriormente nos laboratórios da SIATE), com base nos padrões internacionais Scorm e AICC.
Para alcançar o atual nível tecnológico, a equipe baseou-se em visitar as grandes universidades estrangeiras, na busca de se nivelar aos grandes softwares internacionais, o que qualificou a Instituição para o desenvolvimento de seu próprio software.
3 – Em 18/02/2004 nossa plataforma Campus On-line® foi reconhecido pela Comissão Avaliadora do MEC, na ocasião da visita in-loco destinada ao credenciamento da Instituição para oferta de cursos de pós-graduação pela internet,
Neste parecer, em que já se passaram mais de10 anos, a comissão do MEC fez as seguintes afirmativas:
“Durante a visita in-loco a comissão constatou que a Instituição possui um sistema de tecnologia de informação desenvolvido com uma organização administrativa e de controle da utilização pelos usuários e pela própria Instituição. […] Destaca-se a linguagem simples apropriada à modalidade a distância.
O site está organizado de forma ergonômica, o que facilita o acesso e a comunicação do aluno. Deseja-se que os discentes se sintam acolhidos como se estivessem em um campus físico presencial. Por essa razão, foram concebidos e disponibilizados os mais diversos meios de interatividade, com vista ao esclarecimento de dúvidas acadêmicas e financeiras, entre outras.
“Por sua vez, o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala de Aula – conta com diversos links, que facilitam a interação, a pesquisa e a comunicação direta tanto com os professores e tutores, quanto como os alunos”.
4 – No início de 2012, após sucessivas versões do Campus On-line, o SIATE – Sistema Internacional Aberto de Tecnologia Educacional, empresa do grupo, lançou uma nova versão, bem mais consistente e contemporânea, denominada “Campus Evolution”- já se preparando para uma versão que contemplasse a Graduação em EAD e a Graduação Presencial.
5 – Em novembro de 2013 e em fase experimental, com vistas ao lançamento dos cursos de Graduação pela Internet, o SIATE, lançou a sua mais moderna plataforma para EAD em Cloud computing que se tem notícia, registrada no INPI – Instituto Nacional de propriedade Industrial e intelectual, com o nome de: SGE – Sistema Gestor Educacional, tornando-se a primeira plataforma da família ILMS- Sistema Gestor de Educação Integrado.
6 – Em 2014 e devidamente credenciada e autorizada pelo MEC, e com o propósito de dar consistência a plataforma, a ESAB em fase experimental lança seus cursos de graduação em EAD, já na nova plataforma SGE-I, integrando os cursos de graduação em EAD, pós-graduação em EAD e graduação presencial. Reconhecida como única no mundo com tantos recursos tecnológicos em um único banco de dados.
7– Em abril de 2014 visando garantia em seus produtos e serviços, migrou toda a parte tecnológica e conteúdos, para o provedor internacional da Amazon, que tem garantido total segurança em ofertarmos nossos cursos em Cloud Computing
8 – Em maio de 2014 a ESAB recebe a comissão do MEC formada por três pós-doutores para seu recredenciamento e avaliação da plataforma, em que além da aprovação de seu recredenciamento, recebe a seguinte referência:
“A IES oferecerá em breve seus três cursos de graduação à distância: Pedagogia, Administração e Sistema de Informação”. A plataforma para a implementação destes cursos é MUITO desenvolvida e deriva da grande experiência da IES para cursos de pós–graduação lato sensu.
“Tal fato, aliado a uma estruturação de recursos humanos e físicos, produzem uma garantia ALÉM dos referenciais mínimos para a implantação e operacionalidade dos cursos de GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA.”
E mais:
“As políticas Institucionais de pós-graduação lato sensu a distância são operacionalizadas de modo muito efetivo através do uso de uma plataforma própria, integrada de ensino e acompanhamento (SGE – Sistema Gestor de Educação – ILMS) muito desenvolvida”.
De fato a IES estabelece a melhoria e ampliação contida dos processos de EAD como uma prioridade. Neste aspecto, a IES está muito além do referencial mínimo de qualidade.”
9 – Em 17 de dezembro de 2015 recebe nova comissão do MEC, agora para RECONHECER o curso de Sistema de Informação onde obteve total êxito e nova nota máxima em sua plataforma em que destacamos o parecer da comissão:
“Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – no processo ensino aprendizagem: Nota 5
Justificativa para conceito 5: Por meio de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) realizado por tutor do curso e acompanhado pela Comissão verificou-se que o ambiente virtual permite o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas,apresenta ótima usabilidade e interface amigável.
Na reunião com o Corpo docente e tutorial, bem como com o Corpo discente, o AVA foi muito elogiado como ferramenta para o desenvolvimento das atividades. Além disso, a IES mantém laboratório de informática com conexão à Internet para eventual uso dos alunos.
Assim, considera-se que os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação implantados no processo ensino-aprendizagem permitem, de maneira excelente, a execução do projeto pedagógico do curso e a garantia da acessibilidade e do domínio das TICs”
ESAB – Uma história de pesquisa, ensino e persistência em busca da excelência em EAD pela Internet.