Guia profissional – Gestão de Recursos Humanos – RH

guiagestãoderh

Esse profissional é o responsável pela gestão de pessoas dentro de empresas de tamanhos variados, organizações e instituições. Entre as suas atribuições está o desenvolvimento e gerenciamento dos planos de carreira, análise das estratégias institucionais, elaboração dos planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção de profissionais, avaliação perfis, treinamento de pessoal, e também é o responsável pela execução da política salarial da organização, além do planejamento de programas que objetivem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores em seus ambientes de trabalho.

A partir de avançadas tecnicas  de gerenciamento de pessoas, outra importante atribuição é a avaliação sobre a necessidade novas contratações visando a viabilidade e excelencia da logística da empresa, organização ou instituição, assim como também é sua função promover remanejamento do quadro de funcionários quando necessário.

Mercado de Trabalho

Trata-se de um mercado que mantém uma estável alta, em todos os tipos de segmento. Mesmo em períodos de crise econômica, as corporações necessitam de uma gestão eficiente para os seus colaboradores, para que a produtividade se mantenha eficiente. A partir desse cenário não faltam vagas para departamentos de pessoal e recursos humanos.

Toda a complexidade da legislação trabalhista no Brasil é uma das principais fontes de demanda para esse profissional, que é especialista em importantes trabalhos organizacionais, como a folha de pagamentos, definição de cargos e relacionamento com os respectivos sindicatos. Nas empresas que realizam a contratação de temporários, o gestor de RH é uma das principais funções, sendo o responsável por treinar as equipes e profissionais.

Os maiores empregadores são as grandes empresas e escritórios de consultoria, porém vem crescendo rapidamente a adesão dos profissionais de RH, pelas empresas de médio porte.

Características do Curso

O seu conteúdo aborda amplamente as questões trabalhistas, o desenvolvimento, treinamento e gestão de pessoas, saúde e segurança no trabalho,  relações de trabalho e negociação de conflitos. Também são contempladas na grade curricular matérias como matemática financeira, contabilidade e cálculos previdenciários.

Duração média: 2 anos.

Conheça a graduação em Gestão de Recursos Humanos da ESAB