Guia profissional – Ciências contábeis

guiacontabilidade2

O contador é o profissional que gerencia as contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Esse profissional, ainda pode coordenar e controlar os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), com o objetivo de gerar uma clara visão sobre o patrimônio.  Sua participação é fundamental nas tomadas de decisão das companhias, pois é o contador que interpreta eventos econômicos e fornece informações aos seus dirigentes.

Também faz parte de suas atribuições acompanhar qualquer alteração na política tributária, para a devida adequação, registra os fatos e atos administrativos e faz os pagamentos de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. A sua atuação pode ser  na área tributária, financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil.

A sua importância dentro do contexto de qualquer comapnhia é tão relevante que algumas atividades são exclusivas do contador, como a auditoria e as perícias contábeis. Para atuar como contador no mercado de trabalho é necessário concluir o bacharelado e buscar o registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Áreas de atuação profissional

Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, instituição pública ou não governamental, conferindo uma amostragem dos registros e dados em livros contábeis e balanços.

Contabilidade ambiental: Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.

Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.

Ensino: Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.

Perícia contábil: Analisar o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal.

Planejamento e controladoria: Analisar ações de diversas áreas da empresa e propor medidas com o objetivo de equilibrar as contas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Mercado de Trabalho

Trata-se de uma profissão com grande procura especialmente devido a sua estabilidade no mercado de trabalho e garantia de vagas de emprego em um sistema empresarial que depende da prestação de serviços de um contador. Em outras palavras, independente do porte da empresa, a contratação de um contador, seja direta ou terceirizada, é obrigatória.  Ou seja, trata-se de uma carreira com grandes possibilidades de desenvolvimento e estabilidade, em um mercado amplo, com uma satisfatória oferta de empregos.

Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, que antendem pequenas e médias empresas na terceirização do seu setor contábil, ou ainda abrir seu próprio negócio.

Bacharelado em Ciências Contábeis com formação em 3 anos

Em geral a duração de um curso de Bacharelado em Ciências Contábeis é de 4 anos, porém recentemente foi autorizado pelo MEC o funcionamento do mesmo curso, na modalidade EAD, com duração em 3 anos. Essa novidade abre novas oportunidades para quem pretende atuar nessa profissão, no ganho de mais 1 ano no desenvolvimento de sua carreira, uma vantagem que pode ser decisiva em um mercado tão acelerado e competitivo. Conheça o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis com duração de 3 anos.

 

Outras postagens relacionadas:

Ciências Contábeis está entre os cursos mais procurados

MEC autoriza Bacharelado em Ciências Contábeis para ESAB

Ciências Contábeis da ESAB é o primeiro com conclusão em 3 anos