Apresentar os conteúdos básicos que compõem o ensino da matemática de forma a possibilitar aos profissionais maior investigação dos temas propostos para o ensino da matemática.
Público Alvo:
Professores de matemática, engenheiros, contadores, economistas, administradores, estudantes de cursos superior, egressos do ensino superior e demais interessados em aprofundar os estudos nessa área.
Detalhes do Curso
Duração (Estimada): 6 meses |
Carga Horária: 240 horas |
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Avaliação: Para cada módulo haverá uma avaliação on-line.
Certificado: Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
Investimento:De:R$1.200,00 Por:R$600,00 ou em 3x R$200,00 ou em 5x R$120,00 ou em 10x R$60,00
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo e e-mail fixo.
Formas de Pagamento: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Depósito Identificado.
Estrutura Curricular
Disciplina: Fundamentos da Matemática Elementar – Carga Horária: 40 horas Ementa: Lógica: Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Elementos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Funções: exponencial, afim, quadrática e logaritmo.
Disciplina: Tópicos de História e Filosofia da Matemática – Carga Horária: 40 horas Ementa: Matemática de redes e saberes; referenciais filosóficos na matemática,a matemática , as outras ciências e a educação, temas articuladores no ensino da matemática, a matemática e a resolição de problemas biológicos
Disciplina: Tópicos de Geometria e Seu Ensino – Carga Horária: 40 horas Ementa: Conceitos geométricos primitivos; Circunferência e círculo; Ângulo; Ângulos no Círculo e Triângulos; Triângulos; Cevianas; Triângulos; Classificação; Triângulos - Semelhança de triângulos; Triângulos; Área; Trigonometria básica; Quadrilátero; Polígonos; Geometria espacial de posição; Poliedros; Prismas; Cubos; Cilindros; Pirâmide; Cone; Sólidos Semelhantes; Troncos; Esfera; O Plano Cartesiano; Vetores; Introdução; Vetores; Operações; Vetores; Coordenadas; Vetores; Operações; Vetores; Operações; Reta; Circunferência e Círculo; Cônicas; Equação do Plano.
Disciplina: Tópicos de Álgebra e Aritmética e Seu Ensino – Carga Horária: 40 horas Ementa: O ensino de Álgebra e Aritmética. História da Aritmética e da Álgebra. Sistemas de Numeração. Sistema Indo-Arábico. A Origem do Zero. Base Numérica. Números Binários. Intervalos Numéricos. Conjuntos. Números Naturais. Técnicas de Multiplicação. Subtração e Divisão de Números Naturais. Indução Matemática. Binômio de Newton. Teorema Fundamental da Aritmética. Números Primos. Números Especiais.
Disciplina: Tópicos de Estatística e Probabilidades – Carga Horária: 40 horas Ementa: Análise combinatória, probabilidades, binômio de Newton e estatística descritiva.
Disciplina: Didática da Matemática – Carga Horária: 40 horas Ementa: Competências no Ensino de Matemática. Análise crítica dos PCNs. Correntes em Educação Matemática. Teoria Piagetiana. Conceito de Número. Construção do Número. Calculo Mental. Origem dos Símbolos Matemáticos. Operações Básicas. Resolução de Problemas. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Jogos Matemáticos. Quadrados Mágicos. Torre de Hanói. Geometria e Jogos.