Qualificar o aluno para a busca de uma ação eficaz e eficiente na gestão do ambiente educacional em escolas de educação básica.
Público Alvo:
Gestores de escolas de educação básica, pedagogos, docentes, membros de conselhos de escola, servidores públicos dos órgãos centrais das secretarias de educação e demais interessados em aprofundar seus estudos.
Detalhes do Curso
Duração (Estimada): 3 meses |
Carga Horária: 120 horas |
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Avaliação: Para cada módulo haverá uma avaliação on-line.
Certificado: Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
Investimento:De:R$600,00 Por:R$300,00 ou em 3x R$100,00 ou em 5x R$60,00
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo e e-mail fixo.
Formas de Pagamento: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Depósito Identificado.
Estrutura Curricular
Disciplina: Gestão de Sistemas Educacionais – Carga Horária: 40 horas Ementa: A gestão administrativa na educação; autonomia; enturmação; classes especiais; evasão, abandono e trabalho infantil; liderança; seleção de professores; supervisão; PDE; calendário escolar; regimento interno; plano anual de trabalho e proposta pedagógica.
Disciplina: Teoria e Princípios da Administração Escolar – Carga Horária: 40 horas Ementa: Contexto da Administração Escolar; Metodologia da Qualidade Total e suas normas internacionais; Origem da Administração Científica; Principais teorias administrativas; Reestruturação e reengenharia; Educação na História do Brasil; Just in time e a gestão de estoque zero; Influência do Exército e da Igreja Católica na estrutura das organizações; Atividades da organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos; Globalização e a construção da escola ideal
Disciplina: Princípios e Métodos da Supervisão Escolar – Carga Horária: 40 horas Ementa: Conceituando a educação no processo de aprendizagem acadêmico e social. As atividades e o acompanhamento do trabalho didático e as fases de aprendizagem. A política educacional e a importância das ações do supervisor nos trabalhos com projetos. Refletindo sobre os novos paradigmas bem como a construção de uma identidade pedagógica eficaz que desafie as limitações e as desvantagens da educação atual.