Bacharelado e Licenciatura em apenas 3 anos – Quais as vantagens? É legal?

ABRIL2019_CAMPANHA2

No geral os cursos de Bacharelado e Licenciatura são concluídos entre 4 e 6 anos, de acordo com a área. Também existem os cursos tecnólogos, que podem ser concluídos em 2 anos, mas apesar de serem cursos superiores (graduação), não são tão abrangentes como o bacharelado e a licenciatura (Não sabe a diferença?). Ou seja, a possibilidade de concluir um Bacharelado ou uma Licenciatura em apenas 3 anos é algo inédito no ensino superior.

1 – Por que a ESAB oferta seus cursos de graduação em níveis de bacharelado e licenciatura em apenas 3 anos?

A ESAB oferta seus cursos de graduação em 3 anos pois o escopo de seu projeto foi credenciado e aprovado pelas comissões do INEP entre os anos de 2011 e 2013. A ESAB apresentou um novo modelo de EAD, visando o desmembramento fartamente debatido nos âmbitos da SERES e do CNE, em que foi definido a diferenciação entre os modelos presencial e a distância. A ESAB apresentou uma moderna aplicação em EAD, em que seus cursos de graduação fossem ofertados em 3 anos, por considerar que seus alunos, via de regra, são pessoas de mais idade e têm pressa em se capacitar.

2 – Que base legal a ESAB foi credenciada e aprovada pelo MEC para ofertar seus cursos de graduação em 3 anos?

Diante de um moderno escopo, as comissões do INEP/SERES através das portaria 547, 548 e 549/2013 em 24 de outubro de 2013, credenciou e a seguir autorizou a ESAB, em que a mesma aplicou todos os seus recursos em novo formato baseada em sua alta tecnologia.

De modo que a ESAB criou mecanismos onde seus alunos possam aproveitar seus estudos, todos os 365 dias no ano, sem férias no meio ou fim de ano, tornando-se desta forma, ser possível concluir a graduação num menor prazo.

Ainda de acordo com sua alta tecnologia e da necessidade da celeridade desses alunos terminarem sua graduação em um menor tempo, gerou mecanismos tecnológicos, viabilizando que seu processo seletivo estivesse aberto no ano todo, mantendo a mesma carga horária do que o ofertado por um curso graduação presencial, sem a necessidade de esperar épocas do ano para prestar processo seletivo, podendo fazê-lo em qualquer época do ano e dar início aos estudos.

3 – Quais são as várias vantagens em “adiantar” 1 ano de estudos e de iniciar no mercado de trabalho mais cedo?

Economia de recursos financeiros: Além do valor relacionado ao curso, acontecem vários outros gastos relacionados, para viabilizar o estudo durante 1 ano. Mesmo no caso de uma graduação a distância, existem vários custos com infraestrutura própria, deslocamento para os polos presenciais, alimentação e outros. Em se tratando de um curso presencial, o custo aumenta consideravelmente.

Colocação antecipada no mercado de trabalho: Vivemos em um mercado competitivo e bem acelerado, que exige  tempo e dedicação para uma carreira profissional de sucesso. Dessa maneira, poder contar com  1 ano de antecedência é uma enorme vantagem dentro desse contexto.

Possibilidade de cursar uma pós-graduação mais cedo: Em todos os segmentos profissionais, são exigidos especializações Lato Sensu ou MBA para as melhores vagas e cargos em grandes organizações. Dessa maneira, dependendo dos objetivos profissionais, será fundamental planejar uma pós-graduação em sua trajetória acadêmica, e cursá-la isso 1 ano mais cedo pode fazer toda a diferença. A duração média desse nível de curso superior é de 1 ano, porém, algumas instituições como a ESAB, possibilitam a conclusão de uma pós-graduação a distância em apenas 6 meses.

Como conclusão podemos supor que a possibilidade de concluir um curso de Bacharelado e Licenciatura pode ser um fator decisivo para o sucesso dos seus planos profissionais. Por isso, não tenha dúvidas na hora de decidir onde cursar esse nível de curso superior. Escolha uma das melhores instituições de ensino superior EAD, com nota máxima no MEC.

Clique aqui e conheça os cursos.