01 de maio – Dia do trabalhador (2017)

diadotrabalhador2017

O Dia do trabalhador, originalmente chamado de “Dia do trabalho”, é comemorado anualmente em 1º de maio. Além do Brasil, para vários outros países é um feriado nacional, quando ocorrem festas, manifestações, passeatas e exposições.

A História do Dia do trabalhador iniciou em 1886, nos Estados Unidos da América, mais precisamente na famosa cidade de Chicago. Em 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores organizaram uma manifestações nas ruas, reivindicando melhores condições de trabalho, que incluía a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Fazendo parte do protesto, ocorreu uma greve geral nos Estados Unidos , sem precedentes em sua história.

Mais tarde um conflito entre policiais e manifestantes provocou a morte de alguns trabalhadores, o que gerou uma grande revolta além de outros conflitos violentos com policiais.  Como resultado houve diversos mortos e feridos, marcando assim a história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Com o objetivo de homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil, foi em 26 de setembro de 1924 que esta data tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que estabeleceu esta data como feriado nacional, em homenagem aos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Houve fatos históricos importantes para o Brasil relacionados ao dia 1º de maio:

– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Mais recentemente  o título “Dia do Trabalhador” ou “Dia dos Trabalhadores” passou a ser muito utilizado por força da opinião pública, que considera ser mais adequado por fazer referência ao trabalhador (que merece a homenagem). Ou seja, o título “Dia do Trabalho” não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho em si. Porém, no Brasil as duas opções ainda são muito usadas.