Você está pronto para um curso superior EAD?

preparadoparaead2

Os cursos superiores EAD se popularizam muito nos últimos 10 anos, e atualmente estão muito difundidos entre alunos de todo Brasil, sendo um dos seus principais atrativos, os valores mais acessíveis, e a liberdade para estudar no local e horário mais conveniente.

Então, se você é um dos milhares de alunos que optou em fazer o seu curso superior pela modalidade EAD, a primeira coisa que você deve se perguntar é se está totalmente preparado para iniciar os estudos, e ciente do que será necessário para que você tenha sucesso nesta meta. Por isso, vamos listar abaixo algumas boas dicas para esta finalidade, e para te ajudar a alcançar a formatura.

- Familiarize-se com os ambientes e ferramentas online: A utilização de softwares online para os cursos em EAD é fundamental, por isso é importante que ao iniciar um curso, o aluno se dedique a conhecer melhor a plataforma online que será utilizada. Não conhecer essa ferramenta pode ser limitante e desestimulante no desenvolvimento do curso, por isso esteja certo de conhecer todos os ambientes, ferramentas, funções, e tudo o que estiver disponível via internet.

- Esteja bem equipado: Os cursos EAD, especialmente os que são predominantemente online, são dotados de recursos multimídia que dependem de um computador dotado de configurações mínimas, e de uma conexão de internet com boa velocidade. Pode ser extremamente frustrante não conseguir assistir um vídeo, ouvir uma gravação, participar de uma conferência, ou simplesmente acessar o conteúdo. Dessa maneira, certifique-se sobre a qualidade dos seguintes itens: placa de vídeo, fone de ouvido com microfone, processador, espaço de memória e conexão de internet banda larga.

- Defina uma agenda e cumpra os prazos: Diferente do que muitos pensam, o ritmo em um curso EAD é bem puxado, com atividades, avaliações, prazos e muitos outros procedimentos. Por isso, é fundamental estabelecer uma agenda, com dias da semana e horários pré-definidos, e procurar manter uma certa rigidez em relação ao período reservado para o estudo. Estudar pela modalidade EAD requer uma boa dose de disciplina e dedicação, por isso, esteja realmente certo que poderá dedicar o tempo necessário para isso. Lembre-se que não cumprir os prazos em um curso EAD surte o mesmo efeito de um curso presencial, e a reprovação será inevitável.

- Pesquise conteúdos adicionais: No atual mundo conectado é possível o acesso a uma enorme quantidade de conteúdos, dos mais diversos assuntos e formatos. Por isso, não se limite apenas ao conteúdo oferecido pelo curso, procure assistir vídeos, visitar fóruns e ler outras fontes relacionadas a matéria. Isso lhe possibilitará uma visão mais ampla sobre a disciplina e lhe deixará mais seguro para as avaliações decisivas.

- Conheça os seus tutores, e mantenha contato: Um dos primeiros procedimentos em um curso EAD é conhecer o tutor que estará lhe orientando em uma determinada disciplina. Procure saber sobre a sua formação e experiências, além de suas características de trabalho, para que seja possível otimizar as interações com ele. Seja tirando uma dúvida ou buscando direcionamento na matéria, sempre mantenha contato com os seus tutores, e lembre-se que o bom desenvolvimento do seu curso depende diretamente disso.

- Participe de todas as atividades: Um curso EAD é repleto de atividades, que são planejadas para otimizar o processo pedagógico, como: fóruns, conferências, vídeo-aulas, exercícios de fixação, trabalhos e provas simuladas. Por isso, é muito importante que o aluno EAD procure participar de todas elas, se inteirando dos assuntos que estão sendo discutidos e fazendo os testes disponíveis.

- Participe ou crie grupos de estudo: Estabelecer e manter contato com os colegas de curso pode ser uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento nas matérias. Se possível, procure saber sobre a existência de grupos de estudo, ou crie o seu próprio a partir de colegas que tenha empatia. Atualmente existem ferramentas gratuitas que facilitam a realização de encontros online do grupo, como o Skype, o WhatsApp e o Hangout do Google, por isso, marquem encontros periódicos para trocarem informações, tirarem dúvidas e se ajudarem no processo de aprendizagem.

- É melhor constância do que velocidade: Alguns cursos EAD permitem que o aluno possa acelerar o tempo do curso, estudando mais de uma disciplina dentro do mesmo período. É claro que isso é ótimo, especialmente para quem tem prazo para se formar, porém, é importante saber mensurar com muita consciência se realmente será possível dispor da dedicação necessária para isso. Assumir mais disciplinas do que é realmente possível dentro das suas possibilidades, é frustrante, e pode ser bem desestimulador, tenha cuidado.

Acima de tudo, aproveite ao máximo a experiência única que é estudar pela modalidade EAD, e aproveite os benefícios disponíveis para alcançar os seus objetivos e os seus sonhos.

Bons estudos!