Você considera a plataforma EAD ao escolher o seu curso?

plataformaead

 

Os cursos superiores EAD vieram para ficar e atualmente milhares de brasileiros estão matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação a distância, oferecidos por diversas instituições de renome, em seus polos pelo país.

Muitas são as instituições que oferecem uma grande variedade de cursos nesta modalidade, que apesar de serem classificados como EAD, muitas vezes são aplicados utilizando-se metodologias e sistemas diferentes. Existem as instituições que utilizam a vídeo conferência, que deve ser assistida pelo aluno no polo mais próximo, assim como aquelas que ministram os seus cursos predominantemente pela internet (e-learning), utilizando os encontros presenciais no polo para aplicação de avaliações.

Porém, independente da metodologia aplicada é necessária a utilização de uma plataforma EAD (software) onde o aluno deverá ter acesso para diversos procedimentos acadêmicos. Em um mundo cada vez mais conectado é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do curso, e por isso, a qualidade da plataforma utilizada incide diretamente na qualidade do curso como um todo, pois trata-se de um ambiente utilizado predominantemente no decorrer dos estudos.

Um software voltado para a aplicação de cursos pela internet é classificado como LMS (Learning Management System) e uma boa plataforma EAD deve contar com diversas ferramentas administrativas e acadêmicas que viabilizam ações de estudo, interativas e de outros tipos. A sua utilização pelo aluno precisa ser intuitiva e o seu layout planejado para ser amigável durante a navegação.

Por isso, durante escolha de um curso superior a distância, e da instituição que o oferece, é fundamental levar em consideração a plataforma EAD que será utilizada nos estudos. Procure saber informações sobre a mesma, e a opinião de alunos que já passaram por essa experiência.

A ESAB é reconhecida por historicamente desenvolver a sua própria tecnologia de EAD, utilizando-se da plataforma desenvolvida pela sua equipe, denominada SGEI. Bem recentemente, no mês de dezembro de 2015, a instituição recebeu uma comissão do MEC, visando reconhecimento de curso, que avaliou vários aspectos relacionados ao Bacharelado  Sistemas de Informação, como infraestrutura, tecnologia, corpo docente e satisfação do corpo discente.  Em seu parecer a comissão sugere nota máxima para o SGEI, avalizando a expertise da instituição para essa modalidade de ensino superior. Veja abaixo:

“Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – no processo ensino aprendizagem: 5

Justificativa para conceito 5 (Nota máxima): Por meio de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) realizado por tutor do curso e acompanhado pela Comissão verificou-se que o ambiente virtual permite o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas, apresenta ótima usabilidade e interface amigável.

Na reunião com o Corpo docente e tutorial, bem como com o Corpo discente, o AVA foi muito elogiado como ferramenta para o desenvolvimento das atividades. Além disso, a IES mantém laboratório de informática com conexão à Internet para eventual uso dos alunos.

Assim, considera-se que os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação implantados no processo ensino-aprendizagem permitem, de maneira excelente, a execução do projeto pedagógico do curso e a garantia da acessibilidade e do domínio das TICs”

Clique aqui para conhecer os cursos de graduação à distância(bacharelado e licenciatura) da ESAB.

Clique aqui para conhecer os cursos de pós-graduação lato sensu à distância da ESAB.