O Endereço On-line do Saber

Cursos de Pós-Graduação On-line
"A Maior e Melhor Escola Aberta do País"

Retornar a página principal Cursos On-line Informações Acadêmicas Biblioteca e Cultura Graduação on-line
 

Quem somos?
Histórico da ESAB
Histórico Tecnológico
Palavra do Presidente
Fale Conosco
Onde estamos
Credenciada pelo MEC

Política de Parceria, Benefícios e Descontos
Somos Associados
Fotos da ESAB

 

 

Nossos Cursos

Pós-Graduação -
Especialização (lato sensu)

MBA - Aperfeiçoamento
.: MBA Executivo
Empresarial

.: MBA Profissional

Extensão Universitária

Qualificação Profissional
.: Básica
.: Acelerada

Graduação (em breve)
Faça sua pré-inscrição

 
 

Escolha o curso por área

 
> HISTÓRICO
 

Imprimir    
Tamanho
da letra

 

2013

A Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) é uma Instituição de Ensino Superior (IES), regularmente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Portaria MEC nº 717, de 8 agosto de 2013. Encontra-se entre as precursoras da modalidade e-learning no Brasil, o que a tornou referência em termos de Educação a Distância (EAD) em todo o território nacional.

Inicialmente, foi credenciada para ofertar cursos de pós-graduação, por intermédio do Parecer CNE/CES nº 305/2004 e da Portaria MEC nº. 3.693/2004, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 17/11/2004.

Desde 2004, portanto, mediante a oferta de diversos cursos lato sensu em várias áreas do saber, a Instituição passou a promover a qualificação de profissionais que dispõem de tempo reduzido para estudos e/ou que não podem se deslocar até os centros de formação. Essa oferta de cursos, gradualmente, caracterizou-se como um processo dinâmico, empreendedor e compromissado com a qualidade social da educação.

Em 2009, a ESAB foi credenciada como Instituição de Ensino Superior (IES), por meio da Portaria/MEC Nº 1.242, de 30 de dezembro de 2009 – Parecer CNE/CES nº 317/2009. Em 2010, passou a ofertar Curso de Pedagogia na modalidade presencial, sob o respaldo da Portaria 14/2010, de 08 de janeiro.

Enfim, a ESAB pensa à frente de seu tempo, produz conhecimento e inovação e contribui para a formação de seres humanos éticos e antenados com os avanços tecnológicos dos tempos atuais. Consequentemente, promove o crescimento, o desenvolvimento e a evolução da educação superior no Brasil.

 

2008


Em março implanta mais 8 (oito) cursos de pós-graduação, chegando agora a um total de 20 (vinte) cursos, passando a atender um universo maior de alunos em todo o território nacional.

Ingressa no MEC com solicitação para implementação de cursos de graduação na modalidade a distância.

Implantação da ESAB no Second Life

A ESAB está participando ativamente desse programa interativo chamado Second Life, utilizando-o como mais um veiculo tecnológico para levar educação a todos os interessados.

No prédio virtual da ESAB, no Second Life, o visitante poderá interagir com a ESAB da várias maneiras diferentes, dispondo de ambientes como auditório, salas de aula e biblioteca, que simulam uma instituição de ensino superior no mundo virtual.

A unidade ESAB no Second Life também oferece aos residentes cursos e palestras gratuitas sobre assuntos e disciplinas variadas, com direito a certificação digital para os residentes integrantes do grupo ESAB.

 2007

Atualmente a ESAB oferta 6 (seis) cursos de Pós-Graduação lato sensu na área de Educação e Tecnologia de Informação e 6 (seis) cursos de MBA Empresarial em Gestão além de mais de 120 cursos de Qualificação.

Em janeiro a ESAB inaugura seu novo site, utilizando-se de novas tecnologias e metodologias de navegação para os internautas, garantindo assim um fácil e rápido acesso.

Em julho recebe o prêmio Qualidade América do Sul da Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade.

Em continuidade ao projeto de solidificar-se como instituição superior de ensino, ingressa no MEC com o pedido de credenciamento para ofertar curso superior presencial de pedagogia, ao mesmo tempo em que solicita o recredenciamento para a oferta dos cursos de pós-graduação (especialização)

2005

Em agosto de 2005 a ESAB foi considerada pela Educa – Madrid, referência de EAD na Europa, de ser possuidora de um dos melhores softwares de EAD do mundo, por possuir 4(quadro) ambientes integrados, que permite uma gestão eficaz, em todas as áreas.

Em conformidade ao Decreto Nº. 5.622/2005, em 29 de dezembro de 1995 a ESAB protocolou junto ao MEC o seu PDI 2005 - Plano Diretor Institucional habilitado-se a quinze cursos de graduação previstos para os próximos cinco anos, cujo o projeto encontra-se em fase de analise.

 2004

Em 10 de dezembro de 2004, teve sua razão social alterada, passando a denominar-se ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, ocasião em que solicitou ao MEC o credenciamento para oferta de cursos de Pós-Graduação, cuja portaria foi publicada em 27/11/2004 sob nº. 3.693/2004.

A sede da ESAB está localizada na cidade de Vila Velha/ES, onde conta com amplas e modernas instalações. Também conta com Pólos Educacionais em todo país, parceiros da ESAB. 

 2000

Com a promulgação da lei Nº. 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do decreto regulamentador Nº. 2.394 de 10/02/1998, o IBEAD modernizou-se, optando pela migração das apostilas para o método e-learning, baseado nas principais universidades americanas (em especial a universidade de Phoenix, no estado do Arizona) com experiência em EAD.

Nesta ocasião foi desenvolvida e implementada a primeira versão do Sistema de Gestão de Conteúdos Campus On-line®, baseado em metodologia e tecnologia própria, com registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

 1998

Em 1998 o IBEAD promoveu o 1° Seminário Regional de Educação a Distância que se tem notícia no Brasil, no centro de convenções de Vitória – ES, reunindo mais de 1.000 participantes e outros interessados em conhecer melhor esta metodologia e a proposta educativa do IBEAD

 1995

Neste contexto nasce o Instituto Brasileiro de Educação a Distância (IBEAD) em 23 de fevereiro de 1995 tendo a Educação a Distância (EAD) como o principal foco.

No início utilizava-se do envio de material impresso (apostilas) e as avaliações eram feitas através da produção de artigos desenvolvidos pelos alunos.

 

 
 
 

Como funciona?
Perguntas freqüentes
Mapa do site
Vídeo Tour de Navegação



FALE CONOSCO


Polos de Pós-graduação no Brasil

 
     

|   Política de Privacidade - Perguntas freqüentes - Mapa do site   | Encontre-nos no Google+ |