O Endereço On-line do Saber

Cursos de Pós-Graduação On-line
"A Maior e Melhor Escola Aberta do País"

Retornar a página principal Cursos On-line Informações Acadêmicas Biblioteca e Cultura Graduação on-line
 

Nossos Cursos

Pós-Graduação -
Especialização (lato sensu)

.: MBA Executivo
Empresarial

.: MBA Profissional

Aperfeiçoamento

Extensão Universitária

Qualificação Profissional
.: Básica
.: Acelerada

Graduação (em breve)
Faça sua pré-inscrição

 
 

Escolha o curso por área

Pesquisa rápida de cursos


 
> DETALHES MÓDULO
 

Imprimir    
Tamanho
da letra
 


Faça a opção por
um dos cartões e
comece a estudar imediatamente.



 (Compartilhe este curso em suas redes)



Conteúdo: APLICABILIDADE DAS PRINCIPAIS VERTENTES E FERRAMENTAS DA ERGONOMIA
Áreas: Administração.
Nível: Qualificação - Atividade Complementar 40h.
Objetivo: Capacitar interdisciplinarmente os envolvidos com o campo da saúde do trabalhador e gestão do trabalho para que os mesmos possam aplicar na prática os princípios da Análise Ergonômica do Trabalho.
Ementa: Métodos e técnicas utilizados na Análise Ergonômica do Trabalho. Dinâmica da entrevista e observação na AET - entrevistas em autoconfrontação. Princípios da análise biomecânica e cinesiológica e o uso de instrumentos de investigação (vídeo, fotos, etc.). Os limites dos check lists, os princípios das ferramentas mais utilizadas e a importância de saber empregá-las na prática. Entre elas damos destaque ao: EWA (Ergonomic Workplace Analysis), OWAS - Ovako Working Posture Analysis System, RULA (Rappid Upper Limb Assesment), Equação de NIOSH, Moore & Garg e o Método Suzanne Rodgers. Escalas de desconforto (Linkert e questionário bipolar) e aplicabilidade dos questionários de percepção durante todas as etapas da AET. Os procedimentos para avaliação fisiológica de uma atividade de trabalho realizada em altas temperaturas e/ou com altas cargas de trabalho físico. Descrição dos cento e vinte oito pontos de verificação propostos pelo Ergonomic Checkpoints capazes de difundir os preceitos ergonômicos e melhorar as condições de trabalho, saúde, segurança e a eficácia da produção. As contribuições do QFD (Quality Function Deployment) e do 5W1H para etapa da síntese e a construção do caderno de encargos.
Público-alvo: Profissionais das áreas de administração, engenharia de produção, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e ciências sociais, cuidadores, gestores e proprietários de pequenas e médias empresas e demais interessados nesse assunto..... Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
Duração (estimada): 1 mês.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito: Conteúdo aberto.
Autor: Daniel Perticarrari e Fernanda Cockell.
Currículo do Autor: Dra. Fernanda Flávia Cockell Doutora em Engenharia de Produção (Saúde e Trabalho) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2008; Mestre em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2004; Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2001. Desenvolveu pesquisas na área de ergonomia junto à UFMG, FUNEP e UFSCar. Atualmente, participa de projeto de pesquisas na UFSCar e UNICAMP, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Têm experiência em treinamentos, comitês de ergonomia e projetos de intervenção ergonômica nas empresas: UNILEVER, Telemig Celular, Multibrás (Brastemp), SOICOM, CRB, Johnson & Johnson, PMMG, Companhia Mineira de Metais, entre outras. Dr. Daniel Perticarrari Pós-Doutorado pela UNICAMP - Faculdade de Educação; Doutor em Sociologia Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2007; Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, 2003; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, 1999; Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa científica junto à UFSCar, UNICAMP, e Cardiff University - Inglaterra.
Avaliação: Para cada módulo haverá uma avaliação on-line.
Tutor(es): - RONALDO PAZINI MARANGONI JUNIOR
Investimento: De: R$ 300,00
Por: R$ 150,00
Meios para o Pagamento:
O Pagamento pode ser efetuado através de:
  • Boleto Bancário Eletrônico: Bradesco
  • Transferência Bancária (Doc Eletrônico)
  • Depósito Bancário
  • Cartão de Crédito Visa
  • Cartão de Crédito MasterCard
Certificado:

Este curso tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, não podendo ser visto como certificado de ensino técnico. O certificado de qualificação profissional respeitará a carga horária estudada, e não dá direito ao portador em utilizá-lo de forma ilícita ou à revelia da Lei, de órgãos profissionais e autoridades competentes.

Os certificados serão emitidos pela Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.

  

 
 
 

Como funciona?
Perguntas freqüentes
Mapa do site
Vídeo Tour de Navegação



FALE CONOSCO


Pólo mais próximo para pós-graduação

 
     

|   Política de Privacidade - Perguntas freqüentes - Mapa do site   | Encontre-nos no Google+ |