Qual é melhor, curso EAD ou presencial?

eadoupresencial

 

Qual é a melhor opção, curso presencial ou EAD? Essa é uma pergunta que milhões de jovens e adultos se fazem quando é tempo de se ingressar em um curso superior. E trata-se de uma decisão importante, pois a mesma refletirá diretamente na rotina dos próximos anos.

Porém, essa resposta vai depender do tipo de aluno que você é, ou seja, de quais são as suas características quando o assunto é aprendizagem. Isso porque, essa característica é diferente de acordo com a pessoa, e neste caso específico podemos classificar dois grandes grupos:

1) Aqueles que aprendem melhor no convívio social e pela transmissão oral, tendo a possibilidade do contato físico e questionamentos em tempo real;

2) Aqueles que são autodidatas e preferem estudar sozinhos, utilizando os mestres como tutores que direcionam e esclarecem dúvidas.

Dessa maneira, antes de decidir qual modalidade ingressar é fundamental definir qual o seu tipo de aluno. É claro que existem aquelas situações em que o aluno não tem tempo de fazer um curso superior presencial, mesmo que quisesse, então neste caso a melhor opção é o EAD.

Para ajudar nessa definição de perfil, vamos ver algumas características de cada um:

 

Ensino a distância

– Aulas online ou via satélite;

– Interação com colegas predominantemente online, com encontros presenciais periódicos;

– Avaliação presencial, na sede ou polo da instituição;

– Contato com professores (tutores) online;

– A frequência é aferida por atividades e trabalhos;

– Mensalidades mais baratas e não existe custos com transportes e alimentação.

 

Ensino presencial

– Aulas presenciais;

– Interação presencial com colegas;

– Avaliação presencial;

– Contato presencial com professores;

– A frequência é aferida pela presença;

– Mensalidades mais caras e existe o custos com transportes e alimentação.

 

Existe uma crença equivocada de que o ensino a distância é mais fácil, mas quem cursa ou já cursou sabe que isso está longe de ser verdade. Os cursos a distância, também têm frequência, trabalhos, provas, notas mínimas e atividades presenciais, que exigem do aluno tempo e dedicação. Porém, podemos dizer que é mais fácil para aqueles alunos que sentem-se à vontade com essa modalidade.

Na verdade atualmente não existe concorrência entre cursos presenciais e cursos a distância, porque mesmo instituições tradicionais vem incorporando diversos métodos de EAD no desenvolvimento de seus cursos presenciais, especialmente porque o aluno 3.0 precisa utilizar esse tipo de tecnologia, para se manter conectado ao mundo digital que vivemos.

Clique aqui para conhecer os cursos de graduação à distância (bacharelado e licenciatura) da ESAB.

Já é graduado? Clique aqui para conhecer os cursos de pós-graduação lato sensu à distância da ESAB.