Lato Sensu em Engenharia de Sistemas

engenhariadesistemas

A Engenharia de Sistemas é uma disciplina que possui uma abordagem interdisciplinar, que torna possível o desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, envolvendo grande quantidade de variáveis. Atua na análise, desenvolvimento e integração, sempre procurando otimizar o seu funcionamento.

Um dos seus focos é definir com antecedência as necessidades do usuário, e funcionalidades vitais para os objetivos de um sistema, desenvolvendo a documentação sistemática dos requisitos e a síntese do projeto e da etapa de validação, abrangendo fases como: operação; custos e cronogramas; performance; treinamento e suporte; teste; instalação e fabricação.

Na prática a engenharia de sistemas introduz métodos e ferramentas que viabilizam o desenvolvimento de projetos de alta complexidade, além de integrar várias disciplinas do foro técnico e não-técnico, como, engenharia de controle e gestão de projetos, por exemplo.

 

Principais funções

Desenvolvimento e gestão de projetos: Analisar, projetar e integrar sistemas complexos, dos mais variados segmentos.

Consultoria técnica: Assessorar indústrias nas operações relacionadas a produção e desenvolvimento, visando otimizar a sua eficiência.

 

Mercado de trabalho

É uma área em ampla expansão, devido a grande demanda de produção em todos os setores que exigem a integração de sistemas tecnológicos, como na indústria aeroespacial, a indústria naval, automobilística, as usinas e distribuidoras de energia elétrica, petróleo, gás natural e as empresas de software.

O engenheiro de sistemas é um profissional fundamental em projetos tecnológicos de alta complexidade, podendo ser aplicado em uma grande variedade de categorias de sistemas e segmentos do mercado. Demandas relacionadas com logística, coordenação de equipes de TI, controle de máquinas e equipamentos, tornam-se mais complexas em projetos de grande dimensão, e neste cenário é necessário um grande nível de conhecimento interdisciplinar, que faz parte das características deste profissional.

Ele é requisitado em empresas do setor tecnológico de alto nível, como na fabricação de aviões, automóveis, navios e até plataformas marítimas de petróleo ou infraestrutura de telecomunicações. Também é bem requisitado em empresas que terceirizam projetos tecnológicos dos mais variados tipos.

Clique aqui  para saber mais sobre o Lato Sensu em Engenharia de Sistemas oferecido pela ESAB.