IV Semana Pedagógica da ESAB – Segundo dia

semana_pedagogica_esab

O segundo dia da Semana Pedagógica da ESAB contou com a palestra da Profa. Me. Maria Fabris Colodete, doutoranda em Ecologia que discutiu a Arte Sustentável como Mediadora da Educação Ambiental. Com uma abordagem bem atual a professora conseguiu envolver os participantes de uma forma didática e prazerosa, tratando da questão como Tema Transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como a necessidade de capacitação dos professores sobre a área ambiental.

Logo após esta discussão, que trata de temas sobre a Diversidade, a palestrante Marize Nascimento de Almeida, de 35 anos, encantou os participantes ao fazer sua apresentação demonstrando que mesmo sendo portadora de Síndrome de Down é possível fazer todas as coisas no seu tempo e espaço. Com o título da palestra “Direito e Preconceito do Aluno Especial” ela destacou os desafios e as possibilidades de pessoas portadoras de deficiências.

Para finalizar o dia a profa. Laudelina Gariglio Daher, psicopedagoga e especialista em atendimento a crianças autistas, apresentou parte de suas experiências na palestra intitulada “A experiência no Atendimento ao Autista”.

Consulte a programação completa da IV Semana Pedagógica da ESAB, clicando aqui.

Veja algumas imagens do segundo dia de evento:

Palestra: “A Arte Sustentável como mediadora da Educação Ambiental”

Palestra: “A Arte Sustentável como mediadora da Educação Ambiental”

Palestrante: Marize Nascimento de Almeida “Direito e Preconceito do Aluno Especial”

Palestrante: Marize Nascimento de Almeida e a coordenadora do Curso Profa. Líbia

Palestra: Laudelina Gariglio Daher “A Experiência no Atendimento ao Autista”

Palestra: Laudelina Gariglio Daher “A Experiência no Atendimento ao Autista”

 

Destaques:

    • A professora Maria Colodete destacou que “falta de conhecimento dos professores sobre assuntos relacionados ao ambiente natural gera uma insegurança nestes profissionais, para aplicação da educação ambiental em sala de aula, o que torna essencial para a sustentabilidade a capacitação de educadores.”
    • A aluna Marinaura Cavaleiro, do 5º período do Curso de Pedagogia da ESAB – “é impressionante o que está palestrante consegue fazer. Ela está indo além do que muitas de nós ‘ditas normais’ não conseguiremos chegar, foi muito gratificante ouvi-la” – destacou a aluna de Pedagogia sobre a palestrante Marize Nascimento de Almeida que apresentou o tema “Direito e Preconceito do Aluno Especial”.
      • A professora Laudelina Gariglio Daher situa que “o autista tem uma mente visual, vivendo em um mundo auditivo, o que torna imprescindível uma boa organização do processo comunicativo, tanto visual como auditivo”.