FORGOT YOUR DETAILS?

Quem somos

A ESAB é das precursoras da modalidade e-learning no Brasil, referência em EaD. Fundada em 1995 e sob constante evolução, a ESAB está devidamente regulamentada nessa modalidade de ensino desde 2013, através do credenciamento e autorização do Ministério da Educação pela Portaria MEC nº 717, de 8 agosto de 2013, publicada no D.O.U. em 9 de agosto de 2013.

Faculdade duas vezes nota máxima no MEC*

img_relatorio
 
*Clique aqui e veja o resultado do relatório de avaliação realizado pelo MEC

 

A Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB – é uma Instituição de Ensino Superior (IES) em EaD, regularmente credenciada a autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria MEC nº 717, de 8 agosto de 2013, publicada no DOU em 09/08/2013. Encontra-se entre as precursoras da modalidade e-learning no Brasil, o que a tornou referência em termos de Educação a Distância (EaD) pela internet em todo o território nacional.

Nossa trajetória

Iniciando as atividades em 23 de fevereiro de 1995, conhecido como “Instituto Brasileiro de Educação Online – IBEO”. Inicialmente o IBEO atuou com o envio de material impresso (apostilas) e as avaliações eram feitas mediante análise da produção de artigos científicos desenvolvidos pelos discentes.

Em 1998, o IBEO deixou o material impresso e migrou para o método e-learning e cinco anos depois, em 2003, cadastrou sua primeira plataforma de e-learning e da origem ao “Campus On-line”, resultado do convênio com a Universidade de Phoenix, do Estado do Arizona, que já apresentava larga experiência nessa metodologia.

Em 2001, mantendo o foco na Educação a Distância, a instituição já apresentava vários cursos de especialização, cursos livres, através do Campus On-Line, com 1.167 alunos, em todas as regiões do Brasil. 

Em 2004, foi credenciada em caráter especial para ofertar cursos de pós-graduação Lato Sensu, mudou sua razão social passando a ser denominada Escola Superior Aberta do Brasil Ltda (ESAB). 

A ESAB manteve o foco e continuou priorizando a qualificação de profissionais que dispõem de tempo reduzido para estudar e, também, para aqueles que optam por não se deslocarem até os centros de formação, mediante a oferta de diversos cursos Lato Sensu em diferentes áreas.

 Em 2006, cumprindo o Marco de Regulação do MEC a ESAB ingressou no Sapiens, atual e-MEC, com a solicitação para oferta do curso de Pedagogia presencial, mas foi em 2009 que a ESAB foi credenciada como Instituição de Ensino Superior (IES).

A partir de 2010 passamos a ofertar Curso de Pedagogia na modalidade presencial e ainda nesse mesmo ano, ingressamos com pedido via e-MEC para a oferta de 18.000 vagas distribuídas em três cursos de graduação na modalidade a distância: Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia.

O ano de 2012 foi marcado por grandes êxitos, tivemos nossa trajetória educacional coroada com o PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO/2012, recebido da Editora Segmento, sendo reconhecidos pela sociedade brasileira como a melhor instituição de formação docente de EaD do país

Em constante evolução, passamos a ser credenciada e autorizada para o ensino EaD e obtivemos autorização para ministrar os cursos de graduação na modalidade a distância, com 9.000 vagas iniciais. Além de conquistarmos o Reconhecimento do Curso de Pedagogia Presencial em dezembro de 2013.

Em 2014, a nossa plataforma SGE foi considerada, pela comissão avaliadora que compunha de um Doutor em engenharia de inteligência artificial pela Universidade de Londres, no quesito Tecnologia para EaD, com índices “Muito além do mínimo do referencial exigido”. 

Em 2017 a ESAB foi recredenciada e, além de aumentar seu número de vagas nos cursos, obteve mais três cursos autorizados pelo MEC: Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis. Ainda em 2017, foi formalizado nosso Recredenciamento em EaD com Conceito Institucional 5.

Em 23 de maio de 2019, através da portaria Nº 1.023/2019 em que oficialmente a ESAB foi descredenciada a pedido, de seu único curso presencial de pedagogia, em que a partir de então, o que configura academicamente como uma IES que aplica seus cursos 100% on-line, exceto para as provas, que continuaram sendo presenciais. 

No início de 2019 foi oficialmente inaugurada nova sede da ESAB, com instalações modernas e arrojadas, projetada para atender os requisitos exigidos pelo MEC em todos os instrumentos de avaliação educacional. No decorrer dos anos recebeu a Comissão Avaliadora do INEP, para a autorização dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras-Português, Tecnológico em Logística e para reconhecimento do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, obtendo nota 4 em todas as avaliações in loco

Desde a sua regulamentação no MEC em 2004 até 2019, a ESAB recebeu mais de 70 comissões do INEP/MEC e sempre priorizou trabalhar em retidão e transparência com a legislação educacional, mantendo o padrão de qualidade alinhado com as novas tecnologias e inovações.

Por todo empenho e dedicação, somos reconhecidos como uma das IES precursoras da modalidade e-learning no Brasil, uma referência em EaD, e detentores de metodologia e tecnologia própria, baseada no software Campus On-line®.

Missão e objetivos

Oferecer educação superior a distância inovadora e formar profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável

A ESAB tem como objetivo geral promover a qualificação de profissionais que dispõem de tempo reduzido para estudos e/ou que não podem se deslocar até os centros de formação. Portanto, tem como objetivos específicos: 

  • Otimizar custo e infraestrutura educacional e tecnológica, que permita fácil acesso aos usuários de toda classe social;
  • Promover encontros, congressos, seminários, workshops e outros meios, com a finalidade de difundir a Educação a Distância para todo o território nacional;
  • Consolidar a EaD pelo método e-learning, oportunizando a todos os participantes, independentemente de onde residam, uma qualificação condizente com as necessidades de um mercado em constante transformação.

Histórico tecnológico

A Escola Superior Aberta do Brasil, por ter ocupado lugar de vanguarda na oferta de cursos na modalidade e-learning no Brasil, ganhou grande popularidade e reconhecimento. Atualmente é (re) conhecida em todos os estados do Brasil e em vários outros países.

Constituída em 23 de fevereiro de 1995, com principal foco na Educação a Distância, teve, em 10 de dezembro de 2004, sua razão social alterada, passando a denominar-se Escola Superior Aberta do Brasil Ltda. (ESAB). No início, no que diz respeito aos recursos didáticos, trabalhava com o envio de material impresso – apostilas – para os alunos. E as avaliações eram feitas mediante análise da produção de artigos desenvolvidos pelos discentes.

Com o advento da LDB, Lei nº 9.394/96, e do Decreto Regulamentador nº. 2.394 de 10 de fevereiro de 1998, a ESAB modernizou-se. Optou pela migração das apostilas para o modelo e-learning, baseando-se nas principais universidades americanas, em especial na universidade de Phoenix, do Estado do Arizona, com larga experiência em EaD pela internet.

A ESAB atualmente encontra-se entre as referências nacionais e internacionais na modalidade à distância via e-learming. Possui tecnologia própria – o Ambiente Virtual de Aprendizagem SGE - Sistema Gestor de Educação®, baseando-se no conceito da Comunicação Interativa, utilizando as melhores práticas de mercado, que se encontra na sua 10ª versão, garantindo à Instituição e alunos, controle e segurança em relação à produção intelectual, à metodologia e ao material educacional nela gestados. O SGEI® é um dos softwares patenteado é certificado pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade industrial e Intelectual, conferido através do processo nº 51 2913 000121-8.

Em 2014, a ESAB recebeu a Comissão avaliadora para o Recredenciamento Institucional, tendo uma avaliação unânime pela comissão composta por dois Doutores e um Pós-Doutor na área de Inteligência Artificial da Universidade de Londres,  que descreveu a plataforma SGE, especificamente no quesito “Tecnologia para EaD” com índices “Muito Além do mínimo do referencial exigido”

Para alcançar o atual nível tecnológico, a equipe visitou grandes universidades americanas e europeias, desenvolvendo know-how próprio seguindo as melhores práticas dos grandes softwares internacionais, o que qualificou a Instituição para o desenvolvimento de seu próprio software no Brasil, sendo reconhecida em dezembro de 2018, com comenda máxima pela UNIVERSIDADE OXFORD de U.K., como um dos mais completos softwares de educação on-line do mundo.

Tudo isso demonstra que a ESAB pensa à frente de seu tempo, ao produzir conhecimento e inovação, contribuindo para a formação de seres humanos éticos e antenados com os avanços tecnológicos, além de contribuir com a evolução da educação superior no Brasil.

ESAB

Acesso ao Campus

Selecione o nível do seu curso

Logar na Graduação EAD





Logar na Pós-graduação EAD







Logar na Extensão EAD







TOP