Perguntas Frequentes - ESAB

Institucional

 

Perguntas Frequentes

A ESAB é credenciada pelo MEC?

A Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) é uma Instituição de Ensino Superior (IES), regularmente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Portaria MEC nº 717, de 8 agosto de 2013, publicada no DOU em 09/08/2013.

Qual a diferença entre a Pós-Graduação Lato Sensu, MBA e Stricto Sensu?

Todos são ofertados para candidatos concludentes de qualquer curso de Graduação (Superior) devidamente credenciado junto ao MEC:

Pós-Graduação Lato Sensu:
Especialização

São cursos com duração mínima de 360 horas, conhecidos também como lato sensu regulamentados pelo CNE/CES, através da Resolução n° 1/2007, de 08/06/2007.

Oferecida a profissionais que pretendem se aperfeiçoar com vistas a continuar ou reingressar no mercado de trabalho.

MBA

Os cursos de MBA atendem aos pré-requisitos da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, sendo cursos de Pós-Graduação lato sensu, equiparados aos de especialização.

Voltado para o profissional graduado em nível superior, objetiva oferecer aprofundamentos ou inovações do que lhe é conhecido para que possa aprimorar-se em certas competências tendo característica de educação continuada e não se equivale a cursos de Pós-Graduação – Especialização.

Pós-Graduação Stricto Sensu:

Os cursos de Stricto Sensu são direcionados para continuidade da formação científica e acadêmica, como Mestrado e Doutorado.

O curso de Mestrado tem duração de 2 anos, no qual o aluno desenvolve a dissertação e cursa as disciplinas coerentes à sua pesquisa. O Doutorado tem duração de 4 anos referentes ao cumprimento das disciplinas e a elaboração da Tese.

É possível cursar uma Pós-Graduação a distância?

Os cursos de Pós-Graduação lato sensu, chamados de Especialização, até recentemente eram considerados livres, ou seja, independentes de autorização para funcionamento ou reconhecimento por parte do Ministério da Educação. Porém, com o advento da Resolução CNE/CES Nº. 1, de 3 de abril de 2001, foi regulamentada e pode ser ofertada a distância, desde que a instituição ofertante seja credenciada pelo MEC.

Qual é a diferença entre cursar uma Pós Lato Sensu e um MBA?

Os cursos de lato sensu possibilitam ao concludente, exercer a função docente em cursos de nível superior, uma vez que na estrutura curricular encontram-se as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior.

Os cursos de MBA, embora com equivalência aos cursos de lato sensu, objetivam uma formação empresarial.

Quem é o responsável por expedir o certificado de conclusão da Pós-Graduação?

A própria Instituição responsável pelo curso expedirá o Certificado ao qual farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, inclusive com a defesa e entrega da Monografia, e terá validade Nacional.
O Certificado trará impresso suas notas, nome e titulação dos professores, carga horária, título da monografia e a avaliação.

O que é Monografia?

É o nome atribuído ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um curso lato sensu.

Como são aplicadas as provas nos cursos de Pós-Graduação EAD?

As provas, obrigatoriamente presenciais, serão aplicadas nos “PAP – Ponto de Apoio Presencial”, parceiros da ESAB, 4 vezes ao ano conforme Calendário Acadêmico.

Quando posso iniciar meu curso de Pós-Graduação?

Na ESAB os cursos não são organizados por turma, com isso o aluno inicia o Curso tão logo faça sua Matrícula.

Quais são os pré-requisitos para a minha matrícula e como funcionam os cursos de Pós-Graduação?

Para se matricular em um de nossos cursos, escolha o de sua preferência, clique no botão “Matricular” e preencha a Ficha de Matrícula.

O requisito técnico básico exigido para sua participação nas aulas é de possuir um computador com acesso à Internet.

O acesso ao software Campus On-line® é liberado após a Pré-Matrícula, entretanto o aluno só poderá iniciar o curso assim que houver a confirmação da matrícula com o pagamento da primeira parcela.

Como funciona a metodologia da ESAB?

A metodologia utilizada pela ESAB é a Educação a Distância via e-learning (pela Internet), sendo que para os cursos de Pós-Graduação – Especialização contará com Provas Presenciais e produção de Monografia.

Com duração mínima de 360 horas, os cursos são realizados em 12 meses, podendo ser concluídos em no mínimo 6 meses* e/ou, no máximo, em 18 meses.

O curso é ministrado por uma equipe docente de alto nível composta por mestres e doutores, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Campus On-line®, de alta tecnologia e único no mundo, desenvolvido pela ESAB e, Com a efetivação da matrícula, o aluno receberá um kit de apresentação e informações sobre o curso.

O curso compreende a Organização Modular, ou seja, ele é composto por módulos seqüenciais que facilitam a aquisição do conhecimento. O material de estudo está disponível nos módulos “virtuais”, com a possibilidade do aluno realizar o download do conteúdo do módulo.

No ambiente de “Sala de Aula”, o aluno tem acesso ao conteúdo dos módulos e às atividades de ensino, participa de fóruns e debates, realiza testes e agenda suas provas/exames presenciais.

Os alunos dos cursos de Pós-Graduação – Especialização, como exigência da legislação da EAD, participarão de encontros presenciais, ocasião em que são ministradas as provas/exames, além da defesa da Monografia, como parte integrante para a obtenção do certificado do curso. Os encontros presenciais acontecem quatro vezes ao ano em Pólos Educacionais, parceiros da ESAB.

Os cursos conferem Certificado com validade nacional emitido pela própria ESAB a seus concluintes.

* Prazo apenas do estudo dos módulos. Neste prazo não está incluído o tempo das provas presenciais, da apresentação da monografia e da emissão do Certificado

Qual é o período mínimo e máximo de duração de um curso de de Pós-Graduação?

Com duração mínima de 360 horas, os cursos são realizados em 12 meses, podendo ser concluídos em 6 meses* ou, no máximo, em 18 meses
* Prazo apenas do estudo dos módulos. Neste prazo não está incluído o tempo das provas presenciais, da apresentação da monografia e da emissão do Certificado.

Para me matricular nas Atividades Complementares é necessário que eu tenha alguma titulação ou curso superior?

Basta que o candidato tenha uma boa base de conhecimento do curso desejado, e sinta a necessidade de se aperfeiçoar na sua profissão, de aumentar seus conhecimentos ou de estar preparado para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e globalizado.

É possível a dispensa de módulo / disciplinas já cursadas em outros cursos de Pós-Graduação?

Conforme Resolução a ESAB 006/2013 é possível o aproveitamento de disciplina, desde que seja de curso de pós-graduação já realizado na ESAB. Poderão ser aproveitadas até 50% da estrutura curricular, desde que atendidos os critérios estabelecidos na resolução.



Política de Privacidade - Perguntas Frequentes - Fale Conosco
Ouvidoria -Telefone: 0800 27 71 000