Guia sobre Bacharelado em Sistemas de Informação EAD

sistemasdeinformacao

O bacharel em Sistemas de Informação é o administrador do fluxo de informações que percorre as redes de computadores, de uma organização. Ele cria, instala ou adapta programas visando uma melhor organização e acessibilidade das informações.

Procedimentos como o desenvolvimento dos sistemas de armazenamento e de recuperação de dados, e de todo o processamento, fazem parte da rotina desse profissional. E além disso, é o responsável pela estruturação e gerenciamento dos bancos de dados, e de ambientes para internet.

No atual mercado informatizado este profissional se encaixa em praticamente todo o tipo de empresa, independente do setor, podendo atuar na gestão dos dados gerados por, bancos, organizações de saúde, projetos de internet, instituições de ensino e muitas outras.

Quais as principais funções de um Bacharel em Sistemas de Informação no mercado:

  • Docência: Lecionar em níveis variados de instituições, como, escolas de ensinos fundamental, médio, técnico, ou em faculdades.
  • Logística: Desenvolvimento ou instalação de softwares, e o seu gerenciamento, visando o planejamento e administração dos procedimentos relacionados a logística da organização.
  • Desenvolvimento de softwares: Projetar e desenvolver sistemas, estruturas web e suas respectivas funcionalidades.
  • Fluxo de informação: Criação ou instalação de programas que visam a modernização e agilização do fluxo de dados de uma empresa, além do seu gerenciamento.
  • Gerência de projetos: Projetos para informatização de funções administrativas e operacionais de uma organização, visando otimizar e facilitar o fluxo de trabalho.
  • Suporte técnico: Fazer a manutenção de sistemas, de banco de dados e de redes de computadores.
    Mercado de Trabalho

Este é um mercado de trabalho extremamente aquecido, e com o constante crescimento da tecnologia Cloud Computing e dos dispositivos móveis, a previsão é que seja uma das profissões mais necessárias e valorizadas para os próximos anos. Na verdade, toda essa acessibilidade em plataformas e dispositivos variados, está acontecendo graças a área Sistemas de Informação.

A contratação mais natural para este profissional são as empresas de desenvolvimento de software, porém, como já citado neste texto, atualmente organizações que dependem de uma boa gestão de suas informações, como bancos, empresas de crédito, e-commerce, hospitais, universidades, e vários outros segmentos, estão contratando o Bacharel em Sistemas de Informação.

Tempo de conclusão e plataforma de estudos:

O tempo médio de conclusão para um bacharelado em Sistemas de Informação é de 4 anos, porém, a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, oferece este curso dentro do período de 3 anos.

A instituição recentemente obteve nota máxima do MEC – Ministério da Educação, e o seu bacharelado, reconhecido pela entidade, é considerado um dos mais indicados da atualidade.

A modalidade utilizada pela ESAB é o e-Learning, e este bacharelado pode ser cursado quase que predominantemente pela internet, com encontros presenciais mensais, permitindo ao aluno mais flexibilidade quanto aos seus horários de estudo, além de proporcionar tempo para outras coisas.

Aproveite o processo seletivo e faça a sua matrícula: http://www.esab.edu.br/graduacao-ead/