Guia – Licenciatura em Pedagogia EAD

pedagogia2

O pedagogo é um profissional especializado nos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na gestão e resolução de assuntos educacionais. O seu foco é garantir boas práticas pedagógicas e a qualidade da educação praticada, além de buscar o seu constante desenvolvimento.

Perfil profissional

Na área escolar, existem dois principais campos de atuação: a administração escolar e o magistério.

Neste segmento educacional, que é a sua principal área de atuação, pode gerenciar e supervisionar o sistema de ensino aplicado, orientar alunos e professores, verificar o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais vigentes. Acompanha e avalia o processo de ensino e aprendizagem, além das aptidões dos alunos, podendo atuar também com inclusão de pessoas com necessidades especiais. Além disso, pode atuar como tutor e orientador em cursos EAD oferecidos por instituições dos mais variados níveis, como cursos livres e instituições de ensino superior.
Porém, o pedagogo vem sendo cada vez mais requisitado em segmentos tradicionais e emergentes, ampliando muito a sua área de atuação e níveis de especialização.

Este novo cenário do mercado moderno exige um profissional cada vez mais qualificado e preparados para atuar em um segmentos bem variados. Desta maneira, este novo perfil de Pedagogo precisa ser capaz de se adaptar ao contexto que se faça necessário, para que seja possível desenvolver o melhor trabalho possível, em prol da realidade social e organizacional que venha atuar.

Mercado de trabalho

Com esse campo de atuação cada vez mais amplo, transcendendo o tradicional espaço da sala de aula, o pedagogo se tornou um profissional com mais campos de atuação, porque além do segmento escolar, existem muitas outras opções, conforme os exemplos que exibimos abaixo:

- Gestor pedagógico em empresas (organizações governamentais e não governamentais);
– Assessor pedagógico em serviços de difusão (museus, centros culturais, bibliotecas) e de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádios, editoras);
– Desenvolvimento de projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
– Consultoria para treinamentos corporativos, visando a gestão do método e o desenvolvimento dos conteúdos relacionados.
– Atuação em creches, cuja contratação de pedagogos é obrigatória.
– Pedagogia hospitalar – Elaboração de projetos didáticos para crianças e jovens internados.
– Recreação e lazer – Clubes, hotéis e instituições ligadas ao turismo;
– Educação no trânsito (setor de planejamento urbano, transportes),
– Órgãos governamentais, podendo estabelecer e fiscalizar legislações relacionadas a área educacional.

Esses são alguns dos principais exemplos, porém, existem muitas outros segmentos que vem utilizando as especialidades do pedagogo, além de muitas outras áreas emergentes cujas demandas venham a necessitar das competências pedagógicas.

Tempo de conclusão e plataforma de estudos:

O tempo médio de conclusão para uma Licenciatura em Pedagogia é de 4 anos, porém, a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, oferece este curso, pela modalidade EAD, dentro do período de 3 anos. A instituição recentemente obteve nota máxima do MEC – Ministério da Educação, e a sua Licenciatura, reconhecida pela entidade, é considerada um dos mais indicadas da atualidade.

A modalidade utilizada pela ESAB é o e-Learning, e esta graduação EAD pode ser cursada quase que predominantemente pela internet, com encontros presenciais mensais, permitindo ao aluno mais flexibilidade quanto aos seus horários de estudo, além de proporcionar tempo para outras coisas.

Aproveite o processo seletivo e faça a sua matrícula: Clique aqui