ESAB participa de reunião na SEDU sobre Bolsas Estágio

reuniaosesu2

No último dia 10, a Diretora Acadêmica, Ignêz Martins Pimenta, e a Coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial, Libia Beatriz Pena Vetekesky, representaram a ESAB em uma reunião na SEDU – Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na qual foram discutidas ações sobre o “Programa Bolsa Estágio Formação Docente”, que oferta 1.000 bolsas de estágio para estudantes das licenciaturas, cujos conteúdos estão relacionados à Educação Básica.

Durante o evento, o Secretário de Educação, Haroldo Rocha, manifestou o interesse do Estado em “estabelecer um diálogo estreito e permanente com as IES (Instituições de Ensino Superior), em prol da formação de futuros professores”. O ponto alto da reunião foi o foco na necessidade de melhorias na formação inicial das licenciaturas, o que envolve a revisão dos currículos existentes, tendo em vista as mudanças sociais e de mercado que vêm ocorrendo no mundo. Atualmente é fundamental que os estudantes sejam preparados para lidar com a realidade social moderna, e para alcançar este objetivo, o estágio de qualidade é uma das principais ferramentas disponíveis.

Durante a reunião, foi enfatizado que, lidar com os alunos das gerações mais recentes, que apresentam um perfil bem diferenciado devido à alta conectividade que são submetidos, é uma das dificuldades evidenciadas pelos professores em sua rotina de trabalho docente.

A formação de conteúdo é uma especialidade das faculdades, mas hoje o currículo que forma o docente deve considerar aspectos que possibilitem uma formação para a vida, visando que os futuros professores, construam e desenvolvam habilidades para estabelecer uma didática humanizada, atual e adaptada às tecnologias mais recentes.

Assim, o objetivo inicial do Estado é viabilizar uma abertura no campo de estágio, aliado a uma formação antenada com as mudanças do mundo atual, para beneficiar o graduando e a qualidade deste futuro professor. E ainda é importante destacar que os principais beneficiados nesta estratégia são as crianças e os jovens que estão nos bancos das escolas, sejam públicas ou privadas.

A ESAB é uma das 38 IES conveniadas da SEDU e atualmente são 354 escolas da rede estadual adeptas ao programa, sendo 202 com estagiários ativos em 2015. O valor previsto para a bolsa é de R$ 570,42 e vale transporte (Edital n°. 016/2015, disponível no site da SEDU).

A adesão ao Programa poderá beneficiar muitos alunos da ESAB, vinculados aos cursos de Pedagogia Presencial e EaD, e, visando contribuir com a ideia, a ESAB externou o seu total apoio. A Diretora Acadêmica se mostrou muito entusiasmada com o projeto, que certamente resultará em uma educação de qualidade, atual e adaptada às mudanças sociais deste novo século.

Clique aqui para conhecer o curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da ESAB.

Quer mais informações sobre esta notícia? Clique aqui: http://migre.me/rRoXI