Dicas para se sair bem em uma prova

dicas de estudo 2

Só de pensar em fazer provas, muitas pessoas já entram em pânico. Mas de que adianta tanto medo se o seu desejo é a aprovação? Então, a melhor maneira de se sair bem em uma prova é se preparar para esse desafio.

Realizar uma prova significa colocar em teste nossa capacidade, e a possibilidade de um resultado ruim seria frustrante e ninguém quer ficar frustrado. Por isso, o mais importante neste processo é reconhecer que se não se sair bem nesta prova, você ainda terá inúmeras oportunidades na vida, portanto, foco e equilíbrio é o princípio de tudo.

Não existe fórmula mágica para se sair bem em uma prova. Portanto, inicialmente é necessário estudar com dedicação e com antecedência. Não deixe para a última hora, quanto mais você treinar, mais familiarizado estará com a prova e quando o dia chegar, você se sentirá mais confiante.

Segue abaixo algumas dicas que podem ajudar você a se sair bem, lembrando que cada pessoa tem um perfil e um estilo de vida. O que pode ser bom para você, pode não ser tão bom para outro, então o ideal é avaliar o que é compatível com seu estilo de vida e a sua forma de lidar com as emoções.

 

O dia que antecede a prova:

Vou tirar esse dia para descansar,  amanhã é um dia normal e não estou preocupado com a prova – Essa atitude serve para aqueles que conseguem lidar com a ansiedade e fazer outras coisas que não seja estudar na véspera.

Vou praticar esporte, gastar energia ao máximo para aliviar a tensão e o estresse – Para os que praticam exercícios regularmente é uma boa ideia para relaxar e descansar a mente.

Vou fazer revisão geral dos conteúdos – Para os que têm certeza de que já estudaram muito, é hora de manter os conteúdos vivos para a prova. Separar o conteúdo em porções pequenas facilita o processo de absorção da informação.

Vou revisar apenas os temas nos quais tenho maior dificuldade – Para aqueles que não possuem muitas dúvidas.

Vou estudar em grupo, trocar experiências com colegas – Ótimo para quem têm dúvidas claras e podem resolvê-las com os colegas. Mas para os que ainda não sabem direito quais dúvidas têm isso é prejudicial, pois cria expectativa de resolver tudo em 24h. E isso é quase impossível.

Não estudei quase nada, bem menos do que devia – Não é indicado para ninguém que sabe que vai fazer uma prova! Essa postura serve apenas como forma de conhecimento e um teste para uma próxima prova.

dicas de estudo

 

No dia da prova:

Chegou o grande dia, portanto vale lembrar: Alimentação saudável e leve, muito líquido. Pode ser água, sucos de frutas e se a sua prova for durar mais de duas horas é aconselhável levar uma garrafinha d’água. Antes de sair de casa, confira se o material está completo. Pedir lápis, borracha ou outra coisa emprestada pode tirar a sua concentração.

Chegue cedo ao local da prova, pois assim você pode se concentrar melhor. Um atraso vai deixá-lo nervoso ou mesmo fazer com que perca as instruções antes do início da prova.

Comece a resolver as questões que tem mais facilidade assim ganhará mais tempo com as mais dificieis. E por fim, muita atenção na hora de preencher o garabito, uma questão passada errada pode arruinar a prova toda, portanto fique muito atento neste processo.

Então agora é só seguir as dicas, lembrando sempre que prova não é o fim e sim o início de uma nova jornada com muito sucesso!