Dicas para estudar em uma faculdade EAD

defesadetcc23

Os cursos de graduação EAD e pós-graduação EAD, se tornaram bem populares nos últimos 10 anos, e atualmente são muito requisitados entre candidatos de todo Brasil, tendo como um dos seus principais atrativos, os preços mais acessíveis, e a possibilidade de estudar no local e horário mais conveniente.
Por isso, se você é um dos milhares de alunos que planeja realizar o seu curso superior pela modalidade EAD, é importante se preparar antes de iniciar os estudos para que seja possível atingir um alto índice de aproveitamento. Para isso, listaremos abaixo alguns aspectos importantes para se cursar um curso superior EAD e alcançar a sua formatura.

- Conheça as ferramentas: A utilização de softwares online faz parte integrante dos cursos EAD, por isso é fundamental conhecer melhor a plataforma que será usada. Negligenciar esse aspecto pode ser limitante e desestimulante no desenvolvimento do curso, então, certifique-se todos as ferramentas, funções e ambientes disponíveis na ferramenta são realmente conhecidos.

- Equipe-se: Os cursos EAD, especialmente os ministrados via internet, são dotados de recursos multimídia que dependem de um bom equipamento. Por isso, certifique-se de ter disponível um bom computador, que disponha de configurações mínimas, além de uma boa conexão de internet. Porque, será extremamente frustrante não conseguir assistir um vídeo, ouvir uma gravação, participar de uma conferência, ou simplesmente acessar o conteúdo. Dessa maneira, esteja certo sobre a qualidade desses itens: placa de vídeo, fone de ouvido com microfone, processador, espaço de memória e conexão de internet banda larga. As instituições de ensino mais atualizadas permitem o acesso da sua plataforma EAD via tablet ou smartphone.

- Monte a sua agenda e respeite os prazos: Do contrário do que a maioria pensa, o ritmo em um curso EAD é bem puxado, com atividades, exercícios, avaliações, prazos e vários outros procedimentos. E por isso é fundamental estabelecer uma agenda, definindo previamente os dias da semana e horários que serão dedicados aos estudos. Dispor de uma boa disciplina é um dos pré-requisitos para se estudar pela modalidade EAD, por isso, esteja realmente certo que poderá dedicar o tempo necessário para isso. Porque, não cumprir os prazos em um curso EAD, gera os mesmos resultados negativos que geraria em um curso presencial.

- Torne-se um pesquisador: Dispondo da internet é possível se ter acesso acesso a uma enorme quantidade de conteúdos, nos mais variados assuntos e formatos. Por isso, se você está fazendo um curso superior EAD, não se limite apenas ao conteúdo oferecido pelo curso, busque vídeos, visite fóruns e leia outras fontes relacionadas à matéria. Essa atitude lhe possibilitará uma compreensão mais ampla sobre a disciplina e mais seguro para as avaliações importantes.

- Mantenha contato com os tutores: Um dos primeiros procedimentos em um curso EAD é conhecer os tutores das disciplinas que serão estudadas. Busque saber sobre a sua formação e experiências, além de suas características de trabalho, para otimizar o aproveitamento das interações com ele. Seja para tirar uma dúvida ou buscar um direcionamento na matéria, procure manter contato com os seus tutores, porque o bom desenvolvimento do seu curso depende diretamente disso.

- Participe das atividades propostas: Um curso EAD é composto por atividades, que são planejadas para otimizar o processo de ensino/aprendizagem, como: fóruns, conferências, vídeo-aulas, exercícios de fixação, trabalhos e provas simuladas. Dessa maneira, é fundamental que o aluno EAD participe de todas elas, inteirando-se dos assuntos que estão sendo debatidos e fazendo os exercícios disponíveis.

- Participe ou crie grupos de estudo: Estabelecer contato e manter uma boa relação com os colegas de curso pode ser uma valiosa ferramenta no desenvolvimento das matérias. Se for possível, procure saber sobre a existência de grupos de estudo, ou crie um próprio, contando com colegas que tenham o mesmo propósito. Existem ferramentas gratuitas na internet que facilitam a realização de encontros online do grupo, como o Skype, o WhatsApp e o Hangout do Google, por isso, procure marcar encontros periódicos para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e outros.

- Constância é mais importante do que velocidade: A maioria dos cursos EAD permitem ao aluno possa acelerar o tempo de conclusão, estudando mais de uma disciplina dentro do mesmo período. Sem dúvida é um ótimo recurso, especialmente para quem está “correndo contra o tempo”, porém, é importante saber dimensionar com muita clareza o tempo disponível para assumir esse desafio. Querer estudar mais disciplinas do que é realmente possível, dentro das suas possibilidades, é bastante frustrante, e pode ser bem desestimulador, tenha cuidado.

Mas, antes de qualquer coisa, aproveite ao máximo essa experiência única, que é cursar o ensino superior pela modalidade EAD, e aproveite os benefícios disponíveis para alcançar os seus objetivos e sonhos.

Aproveite o processo seletivo da ESAB e faça a sua matrícula: http://www.esab.edu.br/graduacao-ead/

Bons estudos!