Defesa do TCC é via videoconferência na Pós-graduação EAD da ESAB

defesatcc3

Inovação é uma prática comum para a ESAB, que como uma das Instituições de Ensino Superior pioneiras em cursos EAD, vem contribuindo diretamente para o desenvolvimento deste setor desde o início do presente século. Uma das mais recentes inovações é a realização da Defesa de TCC (Trabalho para Conclusão de Curso) via videoconferência, para os alunos de Pós-graduação EAD, oferecidos pela ESAB. Dessa maneira, estes alunos têm a possibilidade de apresentar o seu trabalho para uma Banca Avaliadora, que fisicamente está na sede principal da Instituição, bastando se dirigir ao Polo mais próximo.

A Defesa do TCC perante à comunidade científica e avaliação da Banca Examinadora, permite ao aluno esclarecer elementos do trabalho, que possam ter ficado obscurecidos ou frágeis em sua consistência. Deste modo, a defesa constitui-se em um momento em que o aluno exercita sua capacidade lógico-dedutiva, de análise e síntese, ao oferecer soluções e apontamentos a argumentos distintos ao desenvolvido. Trata-se de um momento único e muito relevante dentro do processo de construção do conhecimento, e a defesa via vídeo conferência, proporcionou que muito mais alunos possam ter acesso a esta experiência.

“Esta modalidade foi um passo natural, visando atender as necessidades dos alunos moradores em diversos estados brasileiros. Procuramos viabilizar, por intermédio da tecnologia, que a defesa de TCC pudesse acontecer de onde o aluno estivesse”. Explica o Diretor Presidente da Instituição, Nildo Ferreira.

A eficiência desse método vem trazendo benefícios para centenas de alunos, e a sua operacionalização é bem simples, requerendo apenas a tecnologia adequada para essa finalidade. Quando o aluno conclui a construção do seu TCC, sendo liberado pelo seu orientador, ele pode marcar a sua defesa, visando a obtenção do grau de Especialista, conforme Resolução CNE/CES nº 1 de 2007. O agendamento deve ser efetuado junto à Coordenação do seu Curso, via plataforma online, e na data marcada o aluno dirigir-se ao polo indicado, onde será acompanhado por um Tutor.

Nesta ocasião, este tutor é o responsável em conduzir as solenidades de abertura da defesa, que são indispensáveis, mesmo acontecendo pela modalidade EAD. Posteriormente os professores componentes da Banca Examinadora, que encontra-se na sede principal da ESAB, se apresentam para o aluno, utilizando-se de equipamentos adequados para a transmissão da videoconferência.

Findada a apresentação do aluno, a Banca Examinadora tem até 8 minutos para proferir seus questionamentos e argumentos, além de destacar os aspectos positivos e fragilidades do trabalho. Após esta intervenção, o aluno tem até 4 minutos para suas colocações finais, antes da divulgação da nota.

Trata-se de um evento muito especial, e acontece diversas defesas de TCC no mesmo dia e Polo, sendo esse o momento propício para a socialização das pesquisas pelos próprios alunos, que normalmente assistem as demais apresentações até o fim dos trabalhos.

Clique aqui e conheça os cursos de Pós-graduação a distância da ESAB.