Acesso ao Campus

Blog da ESAB

IV Semana Pedagógica da ESAB – Quarto dia

semana_pedagogica_esab

O quarto dia do evento foi marcado por discussões ligadas a duas temáticas: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Robótica. No primeiro momento o prof. David Gomes (Coordenador do Curso de Sistema de Informação em EAD / ESAB) fez uma abordagem sobre o que ele denominou de “Educação 3.0: Estamos Prontos?” Esta questão gerou um debate interessante sobre a atuação das futuras pedagogas em um mundo globalizado, sem mecanizar a educação, mas fazer uso das novas tecnologias garantindo um processo educacional humanizado e de qualidade.

Após esta discussão os doutorandos em Engenharia e Sistema de Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculados ao Laboratório de Automação Inteligente, passaram a discutir o “Uso da Robótica Para Interação da Criança com Autismo”. Esta abordagem demonstrou, a partir de algumas experiências da pesquisa em escolas de Continue Lendo →

21 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB – Terceiro dia

semana_pedagogica_esab

O terceiro dia de evento abordou o tema Deficiência Visual e Diversidade: Desafios Para o Ensino e Aprendizagem, a doutoranda Vanessa Manga Pitta, apresentou suas experiências em sala de aula e nas pesquisas que abordam este tema. Foi uma manhã de muito aprendizado e participação dos alunos, que se mostraram bastante interessados pois além de abordar questões de fundamentação teórica, discutiu-se a formação do profissional da educação, fator de grande relevância para a efetivação da inclusão na escola.

Na sequência foi realizado uma sessão de cinema apresentando o filme Vermelho como o céu. Continue Lendo →

20 de maio de 2015 0 Comments

20 de maio – Dia do Pedagogo

DIA-DO-PEDAGOGO-ESAB

É com grande satisfação que a ESAB parabeniza a todos os pedagogos e estudantes de pedagogia, pois é nas mãos deste profissional que encontra-se o futuro de muitos médicos, farmacêuticos, enfermeiros, engenheiros, advogados, jornalistas, dentistas, publicitários ou qualquer outra profissão.

Ser pedagogo é ser o transformador da vida, é ser o motivador responsável pelos caminhos de cada um destes profissionais que hoje na sociedade muitas vezes nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.

Ser Pedagogo é acreditar na sociedade, na vida e no mundo. Parabéns pelo seu dia!

20 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB – Segundo dia

semana_pedagogica_esab

O segundo dia da Semana Pedagógica da ESAB contou com a palestra da Profa. Me. Maria Fabris Colodete, doutoranda em Ecologia que discutiu a Arte Sustentável como Mediadora da Educação Ambiental. Com uma abordagem bem atual a professora conseguiu envolver os participantes de uma forma didática e prazerosa, tratando da questão como Tema Transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como a necessidade de capacitação dos professores sobre a área ambiental.

Logo após esta discussão, que trata de temas sobre a Diversidade, a palestrante Marize Nascimento de Almeida, de 35 anos, encantou os participantes ao fazer sua apresentação demonstrando que mesmo sendo portadora de Síndrome de Down é possível fazer todas as coisas no seu tempo e espaço. Com o título da palestra “Direito e Preconceito do Aluno Especial” ela destacou os desafios e as possibilidades de pessoas portadoras de deficiências.

19 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB

semana_pedagogica_esab

Entre os dias 18 a 22 de maio de 2015 estamos realizando no auditório da sede da ESAB no Espírito Santo, a IV SEMANA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB.

O evento intitulado “Educação na Perspectiva da Diversidade: Experiências, Desafios e Possibilidades“, objetiva compartilhar experiências por meio de discussões acadêmicas que ampliem as perspectivas de atuação do profissional de educação, em formação, no contexto da diversidade.

18 de maio de 2015 0 Comments