Home www.esab.edu.br
Institucional

ESAB 10 Anos

10 Anos de contribuição capixaba pela excelência na Educação Interativa brasileira

Houve um tempo em que ensinar era como desbravar novas terras e mares; era uma tarefa perigosa. Orientar pessoas a deixarem seus mundos limitados rumo a um ‘universo desconhecido e quase assustador’, onde as únicas certezas e garantias que a educação, educadores e educandários ofereciam eram as transformações causadas por esta nova aventura rumo ao conhecimento; que significavam lutar por objetivos e ideais por vezes, solitários.

Muitos destes três atores (educação/educadores/educandários) marcaram a história, diminuindo distâncias entre seres humanos nos quatro cantos do planeta, e oportunizaram a inserção de descobertas inimagináveis. Quando não se tem medo do novo e não se acredita na estagnação e no impossível, entende-se o real significado da educação.
A ESAB está há 10 anos olhando para o futuro, buscando novidades, explorando as mais modernas fórmulas para garantir uma nova qualidade, uma nova tendência para a transmissão do conhecimento. Ela se orgulha de poder dizer que hoje o Espírito Santo tem seu nome gravado no ranking das grandes instituições voltadas para o setor educacional, e que grande parte dessa conquista se deve ao seu desejo de ir cada vez mais longe.

Não é por acaso que no dia 7 de julho de 2011 a Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) completará 10 anos de atividades educacionais. Este tempo pode ser considerado pouco para a história do mundo, entretanto, para a ESAB significa uma década em que construiu a sua legitimação de excelência na área educacional. Ano a ano, representou a construção de sua credibilidade em Educação à Distância, dentro de um mercado extremamente competitivo, o que a colocou como uma das instituições pioneiras nesta forma de ensino. Onde, acima de tudo, está centrada sua missão institucional: a busca pela competência em uma educação de qualidade.

Em 2001, no início de sua história, a ESAB entrou no mercado com a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu por meio de apostilas que chegavam aos seus alunos através dos serviços dos Correios. Três anos depois – de forma ousada para a época –, em 2004, com autorização do Ministério da Educação (MEC), seu funcionamento passou a ser, especializadamente, pela via e-learning (por computadores/internet), iniciando sua trajetória na modalidade virtual de EaD.

Instituição eminentemente capixaba; com sede no Município de Vila Velha, a ESAB pode comemorar a enorme aceitação de suas atividades educacionais através de 375 cursos em diversas áreas, além de cursos de MBA (Master in Business Administration), cursos de Extensão e de Qualificação Profissional (em nível técnico).

Com um corpo docente composto por Doutores e Mestres, a ESAB está localizada em todo o território nacional e em vários países africanos lusófonos (falantes da Língua Portuguesa) como: Angola, Moçambique e Cabo Verde; em 180 Polos credenciados e responsáveis pela aplicação de suas avaliações pedagógicas presenciais (provas).

Inovar com competência em busca da excelência vem sendo a chave de um empreendimento que tem o sucesso, marcadamente, voltado para o desenvolvimento e a promoção profissional de pessoas. Portanto, o lançamento de um leque cada vez mais amplo de formação e capacitação tem sido a sua dinâmica de trabalho: a partir do ano de 2010 a ESAB passou a ministrar, também em nível de graduação, o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. Já estando, por agora, em processo de autorização; junto ao MEC; para o credenciamento dos cursos de graduação à distância de: Pedagogia, Administração de Empresas e Sistemas de Informação; além de mais dois novos cursos de pós-graduação estarem previstos ainda para 2011.

Visando ampliar e disseminar a aprendizagem de forma proativa e autônoma, no segundo semestre de 2011, a ESAB sai – mais uma vez – à frente e lança, pioneiramente, outra moderna e dinâmica metodologia voltada à estimulação da aprendizagem do seu alunado, com mais um facilitador na fixação dos conteúdos aplicados em seus cursos, em forma de mp3 – acesso por meio de som em aparelhos eletrônicos.

A ESAB, sempre atuando com a responsabilidade do presente, planeja o futuro e, por isto, pretende, para 2013, sua entrada no mercado das pós-graduações voltadas ao setor de stricto sensu, disponibilizando três cursos de Mestrado à distância.

Há instituições que marcam, muito mais que outras, a vida e a história de homens e mulheres que beneficiam-se de sua contribuição em busca do desenvolvimento: a ESAB, como empresa educacional que possui como um de seus valores institucionais a prática da responsabilidade social, promove ação comunitária que visa à melhoria das condições de vida e pela cidadania através do Projeto Encaixe; realizado no bairro Portal da Garça; localizado no entorno do Município de Vila Velha.

Não foi sem motivos verdadeiros que a ESAB conquistou, no ano de 2007, o Prêmio Qualidade América do Sul; concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e desenvolvidos por organizações que marcam a história das comunidades humanas da América do Sul, onde estão inseridas e que capacitam-se a influenciar e transformar, positivamente, o dia a dia das gentes e das sociedades.

Em 2010, somando competência, excelência a ESAB produziu e lançou – para a comunidade acadêmica e sociedade em geral – a Revista Científica Hominis Humanitate, veículo de comunicação eletrônico (www.revistadaesab.com) e o livro impresso “Campus On Line, por uma Educação Interativa”. Demonstrando, com isto, estar apta e inserida nas especificações e requisitos exigidos pelos órgãos oficiais de educação (para centros formadores de ensino de nível superior) para funcionamento.

Para a ESAB, e todos os profissionais que a compõem, o mais importante reconhecimento do serviço que presta, está sustentado na legitimação, através da aprovação – com conceito 9,5 -, que a instituição recebe de seu principal creditador: os Alunos.

Assim, a ESAB, à semelhança do tempo que comemora, saberá lançar-se para mais 10 anos de vida; sempre aberta à modernidade, pensando à frente do seu próprio tempo, produzindo conhecimento e inovação, formando seres humanos excelentes e promovendo o crescimento, o desenvolvimento e a evolução da educação interativa do Brasil do século XXI.

Giovanni Lívio
Diretor Geral

comentários


  1. Excelente! A tendência é crescer sempre, com qualidade, seriedade e comprometimento!
    Abraços

comente: