Acesso ao Campus

Blog da ESAB

IV Semana Pedagógica da ESAB – Quinto dia

IV Semana Pedagógica da ESAB

No último dia do evento as alunas do Curso de Pedagogia Presencial da ESAB, apresentaram suas experiências de produção acadêmica buscando também neste momento uma maior interação dos diversos períodos do curso.

Com o título de Envolvendo Arte e Educação foi proferida palestra pela Profª Mariluce Stein e em seguida apresentado peça teatral e musical, desenvolvidos pelos alunos nas aulas das disciplinas Arte e Criatividade e Literatura Infanto-Juvenil, orientadas pelas professoras Mariluce Stein e Silvana Pinter, respectivamente.

Em outro momento de destaque, as alunas passaram a trocar diversas experiências de produção acadêmica, sobre a palestra que tratou sobre Educação no Trânsito. A partir desta experiência as alunas buscaram envolver todas as pessoas presentes no evento entregando o símbolo do Maio Amarelo. Continue Lendo →

22 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB – Quarto dia

semana_pedagogica_esab

O quarto dia do evento foi marcado por discussões ligadas a duas temáticas: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Robótica. No primeiro momento o prof. David Gomes (Coordenador do Curso de Sistema de Informação em EAD / ESAB) fez uma abordagem sobre o que ele denominou de “Educação 3.0: Estamos Prontos?” Esta questão gerou um debate interessante sobre a atuação das futuras pedagogas em um mundo globalizado, sem mecanizar a educação, mas fazer uso das novas tecnologias garantindo um processo educacional humanizado e de qualidade.

Após esta discussão os doutorandos em Engenharia e Sistema de Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculados ao Laboratório de Automação Inteligente, passaram a discutir o “Uso da Robótica Para Interação da Criança com Autismo”. Esta abordagem demonstrou, a partir de algumas experiências da pesquisa em escolas de Continue Lendo →

21 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB – Terceiro dia

semana_pedagogica_esab

O terceiro dia de evento abordou o tema Deficiência Visual e Diversidade: Desafios Para o Ensino e Aprendizagem, a doutoranda Vanessa Manga Pitta, apresentou suas experiências em sala de aula e nas pesquisas que abordam este tema. Foi uma manhã de muito aprendizado e participação dos alunos, que se mostraram bastante interessados pois além de abordar questões de fundamentação teórica, discutiu-se a formação do profissional da educação, fator de grande relevância para a efetivação da inclusão na escola.

Na sequência foi realizado uma sessão de cinema apresentando o filme Vermelho como o céu. Continue Lendo →

20 de maio de 2015 0 Comments

20 de maio – Dia do Pedagogo

DIA-DO-PEDAGOGO-ESAB

É com grande satisfação que a ESAB parabeniza a todos os pedagogos e estudantes de pedagogia, pois é nas mãos deste profissional que encontra-se o futuro de muitos médicos, farmacêuticos, enfermeiros, engenheiros, advogados, jornalistas, dentistas, publicitários ou qualquer outra profissão.

Ser pedagogo é ser o transformador da vida, é ser o motivador responsável pelos caminhos de cada um destes profissionais que hoje na sociedade muitas vezes nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.

Ser Pedagogo é acreditar na sociedade, na vida e no mundo. Parabéns pelo seu dia!

20 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB – Segundo dia

semana_pedagogica_esab

O segundo dia da Semana Pedagógica da ESAB contou com a palestra da Profa. Me. Maria Fabris Colodete, doutoranda em Ecologia que discutiu a Arte Sustentável como Mediadora da Educação Ambiental. Com uma abordagem bem atual a professora conseguiu envolver os participantes de uma forma didática e prazerosa, tratando da questão como Tema Transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como a necessidade de capacitação dos professores sobre a área ambiental.

Logo após esta discussão, que trata de temas sobre a Diversidade, a palestrante Marize Nascimento de Almeida, de 35 anos, encantou os participantes ao fazer sua apresentação demonstrando que mesmo sendo portadora de Síndrome de Down é possível fazer todas as coisas no seu tempo e espaço. Com o título da palestra “Direito e Preconceito do Aluno Especial” ela destacou os desafios e as possibilidades de pessoas portadoras de deficiências.

19 de maio de 2015 0 Comments

IV Semana Pedagógica da ESAB

semana_pedagogica_esab

Entre os dias 18 a 22 de maio de 2015 estamos realizando no auditório da sede da ESAB no Espírito Santo, a IV SEMANA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB.

O evento intitulado “Educação na Perspectiva da Diversidade: Experiências, Desafios e Possibilidades“, objetiva compartilhar experiências por meio de discussões acadêmicas que ampliem as perspectivas de atuação do profissional de educação, em formação, no contexto da diversidade.

18 de maio de 2015 0 Comments