Home www.esab.edu.br

Adaptação de rotina e conversa com filhos reduzem stress do volta às aulas

Acordar cedo, fazer as lições de casa, colocar o material em ordem. A volta às aulas pode ser uma dor de cabeça para pais e filhos. Para evitar o stress nesse período, a nova rotina deve ser planejada com tranquilidade e colaboração.

Depois de semanas sem ter de acordar cedo ou de fazer lição ao voltar para casa, é normal que as crianças estejam mais lentas no início das aulas.O planejamento inclui preparar-se para levar as crianças à escola, estabelecer horários de estudos e ajudar os filhos com a hora de dormir e de acordar.

Para ter sucesso, é essencial que os filhos participem do planejamento: eles podem dizer o que preferem, opinar, dar ideias e ajudar os pais a encontrar soluções para algum tipo de impasse.

A psicopedagoga Débora Corigliano ressalta que a participação das crianças facilita a execução da rotina. Afinal, nem tudo é estudo: o planejamento deve ter também horários de atividades extras, de lazer e de descanso.

Dicas para voltar à rotina escolar

Últimos dias

No fim das férias, combine horários para dormir e para acordar. Negocie também um momento para a organização do material escolar. Volte a fazer as refeições nos horários habituais.

Material

Procure arrumar com os filhos a mochila com o material que será utilizado. Repor algum material que falta ou oferecer algo novo demonstra preocupação dos pais com a volta às aulas.

Tarefa

Algumas escolas passam lições para as férias. Verifique se foram feitas e se estão prontas para serem entregues.

Interesse

Comente com empolgação e se interesse sobre os assuntos que serão tratados no 2º semestre. Perguntar a respeito das atividades que serão oferecidas é um estímulo para os filhos.

Amigos

O retorno às aulas marca também à volta ao convívio com colegas de classe. Use isso como estímulo para voltar à rotina de aulas.

Troca

Incentive os pequenos a levar fotos e panfletos de lugares que foram visitados durante as férias para comentar com colegas e professores. Estimule seu filho a mostrar na escola o que aprendeu durante esse período e a perguntar também a seus colegas o que aprenderam nas férias.

Incentive

Pais e familiares devem ser positivos e motivadores no momento da volta às aulas. Leve os filhos à escola com alegria e, após o primeiro dia de aula, pergunte sobre as novidades, mostre interesse e diga o quanto aquilo também lhe empolga.

Injeção de ânimo

Márcia Almirall, orientadora pedagógica do Colégio Santa Maria, alerta para comentários inadequados que os pais fazem e podem ajudar para desmotivar as crianças para o retorno às aulas, como reclamar do tempo perdido no trânsito para levar os filhos à escola.

Em vez disso, os pais devem procurar passar para as crianças uma atmosfera de tranquilidade e apoio, especialmente para os que acham que a escola é um tipo de castigo.

“A escola é sinônimo de compromisso, responsabilidade e rotina. Por isso, muitas vezes, ela é considerada [pelas crianças] como um castigo”, avalia Márcia.

Para motivar os pequenos, Débora lembra que a escola é um lugar de relacionamentos sociais e que a volta às aulas proporciona o retorno à convivência com colegas.

“Os pais podem comentar que, para quem está com boas notas, o segundo semestre será mais curto. Para os que não atingiram a média, é a chance de recuperar para passar de ano. Relembre exemplos positivos de sua vida escolar, para que seu filho sinta prazer em voltar à escola. A escola nunca pode ser vista como punição”, argumenta.

Fonte: UOL

comente: