Bento Gonçalves recebe 21º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIEAD)

logocongresso

Entre os dias 25 e 29 de outubro, acontecerá na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, o 21º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIEAD). O evento reunirá profissionais do segmento educacional, vindos de várias regiões brasileiras, dentre eles, educadores, especialistas, pesquisadores e diretores, com o objetivo de discutir possíveis melhorias do EAD, a nível nacional. Além disso, também serão debatidos os aspectos relacionados a uma educação aberta, flexível e a distância.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em parceria com o Grupo Uninter, e o tema principal do congresso é: “Se eu fosse Ministro da Educação, eu faria o seguinte a propósito da EAD…”.

A proposta é reunir sugestões e projetos relacionados ao tema para que seja possível chegar a relevantes melhorias para a modalidade, em todos os seus aspectos. O evento conta ainda com expositores de produtos e serviços ligados ao tema, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos científicos.

Este congresso evidencia a grande importância que o EAD alcançou no cenário nacional, especialmente para o ensino superior, que no ano de 2015 pode chegar a 2 milhões de alunos no Brasil. Além de notoriamente facilitar o acesso à educação de nível superior, a modalidade vem se mostrando cada vez mais popular, para perfis variados. De acordo com pesquisas recentes, mais de 90% dos alunos de cursos superiores EAD estão empregados, com média de idade de 32 anos. Porém, o ensino superior EAD está cada vez mais popular entre os jovens, especialmente da geração Z, e a previsão é que esta média de idade seja reduzida acentuadamente.