Bacharelado em Administração

administração de empresas

O administrador é um profissional preparado para gerenciar recursos materiais, financeiros ou humanos de organizações jurídicas, podendo atuar em vários níveis, como a administração de uma equipe, de um departamento, empresa de pequeno porte, ou uma multinacional.

O bacharel em administração é peça fundamental para a definição da estratégia do negócio, gerenciamento das ações de marketing, das atividades de logística e vendas. Suas habilidades e conhecimentos são necessários para organizações de qualquer segmento, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, e a sua aplicação é extremante versátil, podendo atuar em setores e departamentos variados, como por exemplo:

Gestão empresarial: Gerenciar as operações interdepartamentais de uma empresa, abrangendo a organização estratégica, de recursos humanos, financeira e material. É o responsável pela definição e controle de orçamentos, custos e pela auditoria interna.

Recursos humanos: Quanto focado no departamento de recursos humanos, é responsável pelo relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de gerenciar os processos de admissão, treinamento, capacitação da mão de obra, planos de carreira e benefícios.

Departamento de compras: Define os fornecedores, planeja orçamentos, pesquisa preços, negocia pedidos, faz a aquisição de produtos e equipamentos diversos.

Merketing, publicidade e vendas: Faz o planejamento para ações variadas de marketing e publicidade. Estudo das necessidades dos clientes, desenvolvimento de produtos e serviços, gestão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.

Departamento financeiro: Gestão de recebimentos e pagamentos, controle de impostos e do departamento de cobrança. Organizar e coordenar as atividades financeiras, gerindo o patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Setor industrial: Trabalhar com o controle de qualidade, controle de estoque, da matéria prima, gestão das rotinas da linha de produção,  supervisão do processo produtivo e da distribuição do produto final.

Setor Hoteleiro: Gestão de hotéis, pousadas e parques temáticos, supervisionando o funcionamento da logística do estabelecimento, dos serviços, da manutenção, das reservas e da limpeza.

Setor Hospitalar: Gerenciamento dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, definindo todos os procedimentos e logística necessária para o funcionamento da organização.

Terceiro Setor:  Administrar as operações de ONGs, gerenciando a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.

Comércio Exterior: Gestão de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.

Mercado de trabalho

O Bacharel em Administração é um profissional indispensável em qualquer área de atuação ou segmento, sendo considerado uma das profissões mais versáteis do mercado de trabalho. A rua rotina envolve estatísticas, números, planejamentos e relacionamentos, além de exigir a constante atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, legislações relacionadas ao setor, público alvo, economia nacional e mundial, além de vários outros assuntos.

Como reflexo da versatilidade dos administradores, e com a expansão do mercado que vem exigindo cada vez mais gestores especializados em tipos de organizações diferentes, a demanda para esta profissão é uma das mais estáveis dentre todas. Dessa maneira, a especialização ou MBA em áreas específicas vem se mostrando um estágio necessário para o desenvolvimento da carreira de um administrador, e atualmente existem diversas opções disponíveis nas instituições de nível superior, incluindo as que oferecem cursos de pós-graduação EAD.

É muito comum que empresas de portes variados ofereçam estágios ou contratem o graduando como trainee, investindo no profissional até o nível de pós-graduação. Em estágios avançados da carreira, ocupam cargos como gerentes, diretores, presidentes e executivos em geral.

Tempo de conclusão e plataforma de estudos:

O tempo médio de conclusão para um bacharelado em Administração é de 4 anos, porém, a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, oferece este curso dentro do período de 3 anos.

A instituição recentemente obteve nota máxima do MEC – Ministério da Educação, e o seu bacharelado, reconhecido pela entidade, é considerado um dos mais indicados da atualidade.

A modalidade utilizada pela ESAB é o e-Learning, e este bacharelado pode ser cursado quase que predominantemente pela internet, com encontros presenciais mensais, permitindo ao aluno mais flexibilidade quanto aos seus horários de estudo, além de proporcionar tempo para outras coisas.

Clique aqui para saber mais sobre o bacharelado em Administração, ministrado pela ESAB.