A graduação a distância é reconhecida como a presencial?

diplomaead

Apesar dos cursos superiores a distância terem se popularizado muito nos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas quanto ao reconhecimento dos cursos de graduação a distância junto ao mercado de trabalho, ou ainda, se a graduação presencial tem alguma vantagem sobre a EAD.

É importante esclarecer que, seja a distância ou presencial, os diplomas tem o mesmo peso no mercado de trabalho, desde que, o curso seja reconhecido pelo MEC. A única diferença entre os dois, é a modalidade de ensino. Trata-se de um mito, a concepção de que o diploma da graduação a distância vale menos do que o diploma de um curso presencial.

Ou seja, se você cursar uma graduação a distância reconhecida pelo MEC, seu diploma de nível superior será valido para vagas profissionais que exijam nível superior, prestar concursos públicos, ou matricular-se em um curso de pós-graduação. Porque, de acordo com a legislação brasileira que regula este segmento, o diploma de um curso superior a distância, reconhecido pelo MEC, tem a mesma validade de um diploma obtido em curso presencial.

DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005 Art. 5º: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.”

O MEC aplica os mesmos critérios rigorosos para avaliar instituições e seus cursos de nível superior, seja pela modalidade presencial ou a distância. Por isso, não existe nenhuma vantagem do presencial, em relação ao EAD, e além disso, os alunos podem esperar um ritmo de estudo bem puxado em um curso a distância, porque, contrariando outro mito popular, os cursos EAD nem de longe são mais fáceis do que os cursos presenciais.

Quer saber mais? Leia a legislação.

Conheça os cursos de graduação a distância da ESAB e estude em uma instituição nota máxima no MEC.