7 de setembro – Independência do Brasil

independencia do brasil

A data de comemoração da Independência do Brasil é um dia muito especial, pois homenageia um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, quando aconteceu o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

O início deste movimento ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando D. Pedro I recebera uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal, que tinha como principal finalidade preparar o terreno para uma recolonização do Brasil, que seria difícil com a presença de D. Pedro, que era contra este ideal.
D. Pedro negou-se a atender os chamados de Portugal e fez uma proclamação que marcou a data 09 de janeiro de 1822 como o “dia do fico”:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”

 Após o “dia do fico”, D. Pedro tomou diversas medidas que desagradaram a Portugal, preparando o caminho para a independência do Brasil. Depois de convocar uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigando as tropas de Portugal a voltarem para o seu reino. Além disso, determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação e convocou o povo a lutar pela independência do país.

Procurando evitar uma desestabilização social o príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e  São Paulo, com o objetivo de acalmar os setores da sociedade que estavam preocupados com a recente independência. Durante a viagem de Santos para São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro recebeu outra carta de Portugal anulando a recém-formada Assembleia Constituinte e exigindo o seu imediato retorno. Indignado com a situação, levantou a sua espada e declarou : ” Independência ou Morte!”.

Este ato ocorrido no dia 7 de setembro de 1822 foi o marco inicial  da Independência do Brasil, e em dezembro de 1822, D. Pedro foi coroado imperador do Brasil.