3 dicas para assegurar o seu futuro profissional durante a faculdade

timetoplan

Planejar antecipadamente o próprio futuro profissional, durante os anos que seguirão até a conclusão da graduação, pode ser um fator decisivo no sucesso da sua carreira. Por isso, obter um sólido encaminhamento no mercado de trabalho, após a formatura, é uma meta que precisa ser conquistada no decorrer do curso. Isso dependerá das suas ações durante a faculdade, que deverão ir além das atividades acadêmicas previstas plano pedagógico.

Para elucidar melhor este conceito, vamos apresentar abaixo três dicas que podem te assegurar um futuro profissional com grande potencial.

1) Comece a fazer contatos profissionais na faculdade

Todos os seus colegas são potenciais futuros profissionais, que podem abrir caminhos para trabalhos, contratações, ou outras oportunidades. Por isso, procure definir aqueles que você vai manter contato, durante e após o curso.

Os professores também podem ser portas de entrada para estágios e oportunidades de trainee. Leve em consideração que saber se relacionar positivamente fará toda a diferença na formação da sua network.

2) Busque formar a sua experiência em estágios

Independente do segmento de mercado, a experiência profissional sempre conta muito na hora da contratação. Dessa maneira, procure estagiar durante o curso, em uma ou mais empresas, para construir essa experiência, e para que o seu currículo esteja mais competitivo. Este é outro fator que aumenta consideravelmente as chances de iniciar a sua carreira em uma empresa saudável.

3) Crie conteúdos profissionais na internet e tenha presença digital

No atual mundo conectado, onde buscamos referências e informações sobre tudo na internet, é fundamental que você mantenha conteúdos atualizados sobre a sua área profissional. Crie um blog e publique materiais que possam servir de referência sobre o seu perfil profissional, contendo as suas experiências, opiniões, artigos, criações artísticas, vídeos, portfólio de desenvolvimento, e muitos outros tipos de conteúdos, que vão depender da sua área de atuação. Se puder criar um site, é ainda melhor.

Mantenha o seus perfis atualizados nas redes sociais, especialmente no Facebook e LinkedIn. Atualmente muitas empresas de grande porte utilizam essas ferramentas para traçar o perfil do candidato, muitas vezes sem o seu conhecimento. Lembre-se disso!

Bons estudos e uma boa carreira profissional para você!

Clique aqui para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato-Sensu EAD da ESAB.

Clique aqui para conhecer os cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) da ESAB.