21 de setembro – Dia internacional da Paz

 diadapaz

O Dia Internacional da Paz é comemorado no dia 21 de setembro , quando é celebrada a não violência e a paz mundial entre as nações.

Em 2001, a ONU – Organização das Nações Unidas, definiu o Dia Internacional da Paz de acordo com a data em que ocorre a abertura das sessões da Assembleia Geral da instituição, evento que tem como principal objetivo lembrar aos representantes dos países participantes, sobre a importância da paz. Como parte integrante deste ato,  lançou a resolução 55/282, estabelecendo que todas as nações devem prezar e comemorar a paz, buscando garantir a sua constante manutenção, seja internamente ou internacionalmente. Nesta dia especial é sugerido aos países membros  um ato de cessar-fogo e pacto pela não violência.

As nações ainda devem estimular atividades educativas visando a conscientização da população sobre a importância da paz , por intermédio de atividades e debates sobre o tema. Anualmente a ONU sugere temas base para esses eventos e debates, que sempre estão alinhados com situações atuais que tenham relações com as consequências dos conflitos e os benefícios da manutenção da paz.