21 de abril – Dia de Tiradentes

diadetiradentes2

O Dia de Tiradentes é comemorado no dia 21 de abril, data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, que ficou registrado na história do Brasil como um herói nacional.

Toda a história de Tiradentes está  relacionada à Inconfidência Mineira, que trata-se de um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII, com objetivo de libertar o Brasil do domínio de Portugal, que obtinha grandes lucros com as riquezas minerais, como ouro e diamantes. Com a contínua exploração essas riquezas naturais começaram a ficar escassas, e o lucro de Portugal começou a cair. Tentando compensar essa defasagem nos ganhos, a coroa portuguesa passou a exercer um controle mais rígido sobre a exploração e aumentou os impostos, o que desagradou profundamente a elite de Minas Gerais, que neste período sofria clara influência das ideias iluministas importadas da Europa.

Todos esses fatores deram origem a um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. Grande parte dos inconfidentes eram homens cultos e considerados ricos, com exceção de Tiradentes, que era um militar e exercia a função de dentista, fato este que atribuiu à Joaquim José da Silva Xavier o famoso pseudônimo.

Porém, este movimento não durou muito tempo e logo foi frustrado, resultando na prisão dos inconfidentes. A grande maioria dos envolvidos na Inconfidência Mineira conseguiu evitar uma pena maior, devido as suas posses e riquezas, mas sofreram exílio. Tiradentes esperou o seu julgamento por três anos em cárcere, e apenas ele foi condenado à pior das punições, em 21 de abril de 1792, o enforcamento e esquartejamento.

Foi apenas em 1890, que a bravura de Tiradentes foi reconhecida, tornando-o Patrono Cívico do Brasil.