19 de abril – Dia do Índio

diadoindio

É comemorado anualmente, em 19 de Abril, o dia do índio. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, por intermédio do decreto lei número 5.540.

Origem da data:

Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que participou com a participação de diversas autoridades governamentais dos países Americanos, e também de vários líderes indígenas deste continente, que foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Os índios não compareceram nos dias iniciais do evento, por estarem preocupados e temerosos, uma desconfiança baseada no histórico de perseguição e ataques por parte do “homens brancos”.

Após alguns encontros e conversas, vários líderes indígenas decidiram participar, compreendendo a importância daquele momento histórico. Isso ocorreu no dia 19 de abril, que acabou sendo escolhido posteriormente no continente americano, como o Dia do Índio.

A importância da data e suas respectivas comemorações:

Em homenagem a esta data ocorrem diversos eventos direcionados à valorização da cultura indígena, como as escolas, onde os alunos costumam participar de trabalhos e atividades sobre a cultura indígena, os museus que fazem exposições relacionadas ao tema, e os municípios que organizam festas comemorativas.

Trata-se de uma data que deve remeter a uma profunda reflexão sobre a importância do respeito aos povos indígenas e sua sociedade, da preservação de sua cultura e da manutenção de suas terras.